Conhece os princípios básicos do AdWords?
Já lá vai o tempo em que se conseguia clientes através de anúncios televisivos e outdoors nas ruas. O progresso da era digital alterou as regras de marketing, levando os profissionais da área a transformar as suas estratégias para tirar o máximo proveito do mercado potenciado pela Internet.
O autor David Scott defende que “a Internet teve o condão de conceder a incrível oportunidade de chegar diretamente a compradores de nichos com mensagens segmentadas, as quais custam uma fração da publicidade com grandes orçamentos”.
Deste modo, o Google criou o AdWords - uma ferramenta de publicidade online, através do qual se podem apresentar anúncios via Custo por Clique (CPC). “É um modo de adquirir publicidade, altamente segmentada, independentemente de qual seja o orçamento do anunciante”, explica a empresa.
O serviço baseia-se na publicação de anúncios publicitários, em formato de link, associados a determinadas palavras-chave previamente definidas que, por sua vez, se irão relacionar com as pesquisas do utilizador de Internet.
Com o Google AdWords, pode criar os seus anúncios, escolhendo estrategicamente palavras-chave e determinado tipo de segmentação, e chegando mais rapidamente ao seu público-alvo. Para otimizar esta ferramenta, é vital que conheça alguns princípios básicos:
1 - Alcançar o público-alvo
Caso deseje ampliar o nicho de mercado em que atua, procure perceber como pode ajudar alguém a encontrar a sua empresa ou a procurar o produto/serviço que esta oferece:
- Palavras-chave. Adicione novas palavras-chave à sua conta e exclua aquelas que têm baixo volume de pesquisa. Se as palavras-chave não geram tráfego, não há necessidade de mantê-las.
- Anúncios dinâmicos. Exibem títulos e páginas de destino (URL) personalizados que ajudam a alcançar os clientes enquanto eles fazem pesquisas, mostrando os seus anúncios de maneira inteligente.
- Publicidade gráfica. Utilize a publicidade gráfica para atrair os clientes com anúncios relevantes em toda a web. Configure as campanhas da Rede de Display para ter sucesso.
2 - Transmitir a mensagem certa
Um dos truques utilizados pelos profissionais de marketing para atingir o sucesso é simplesmente usar a mensagem certa, no momento certo.
Para isso, escreva textos originais e atraentes para os seus anúncios. Crie mensagens que se concentrem nas vantagens para o utilizador e evite usar uma linguagem genérica nos seus anúncios. Tire o máximo proveito do limite de caracteres e concentre-se nos títulos.
Lembre-se que a imagem também fala. Ao colocar uma imagem destacada num anúncio é mais provável que este tenha um desempenho melhor. Inclua sempre o seu logotipo.
3 - Destacar os seus produtos/serviços
Atualmente, os consumidores fazem compras em qualquer local, a qualquer momento e a partir de qualquer dispositivo.
Para aumentar o nível de conversão em vendas da sua empresa, é determinante que o seu produto esteja visível e seja de rápida e intuitiva aquisição.
Se o seu negócio dispõe de um site de compras online, pode publicitar o seu produto/serviço através de vídeos ou imagens, redirecionando de imediato o cliente para o processo de compra (por exemplo, através de um link “compre agora”).
Se, por outro lado, o seu negócio beneficia de loja física, divulgue sempre a respetiva localização, preferencialmente com recurso a um mapa, garantido que o cliente não tem dúvidas em encontrar o local.
Lembre-se que manter a informação atualizada (novos produtos/serviços, promoções, campanhas…) é fundamental na fidelização do cliente.
4 - Trabalhar com mais eficiência
Qualquer que seja a sua área de atuação, é necessária a avaliação constante dos resultados obtidos.
No Google AdWords, pode fazê-lo através de dados de medição fiáveis e extração de relatórios. Conseguirá, assim, verificar se as opções que escolheu estão ajudá-lo a atingir as metas da sua empresa. São exemplo:
- Número de cliques e visualizações que o anúncio está a obter;
- Número de pessoas que contactaram a sua empresa através do link;
- Percentagem de pessoas que visualizaram e entraram no site da sua empresa;
- Percentagem de pessoas que visualizaram mas não executaram a ação por si pretendida;
- Localização, sexo e faixa etária das pessoas que viram o anúncio.