Como utilizar o Marketing Digital para melhorar o Employer Branding?

Consultores Cegos

O marketing tem servido como motor de promoção e venda de produtos e serviços junto dos clientes. Contudo, atualmente, esta promoção vai mais além dos produtos e serviços, servindo também para atrair e reter talentos - razão pela qual, nos últimos anos, as organizações têm vindo a mudar a forma como operam no mercado, especialmente em termos de gestão do capital humano.

 

- Quem somos nós como empresa?
- O que oferecemos aos nossos talentos?
- Porquê a nossa organização?


Estas são questões que o marketing digitaltem de responder. Devemos, ao oferecer conteúdos com valor acrescentado, ganhar visibilidade nas redes sociais e gerar curiosidade engagement, para que os potenciais candidatos imaginem como seria trabalhar na organização e sintam o desejo de se candidatarem a uma posição na empresa.

O desenvolvimento de uma marca reconhecida que gera confiança entre aqueles que constituem a própria organização e entre aqueles que poderiam potencialmente fazer parte dela um dia, quer como colaboradores quer como clientes ou parceiros, tornou-se uma prioridade e um fator de diferenciação para as organizações.

 

O marketing digital é, portanto, a forma como a organização cria uma estratégia de Employer Branding a nível digital.

 

Como conseguir uma boa estratégia de marketing digital para melhorar o Employer Branding?
Para alcançar este objetivo, poderá explorar várias vias, nomeadamente: .

  1. Melhorar o posicionamento do seu  website em páginas de pesquisa na Internet, utilizando keywords para aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa. É vital possuir um website empresarial bem desenhado, claro e intuitivo que reflita a sua cultura, estrutura e funcionamento organizacional.
  2. Presença nas redes sociais, adaptando o conteúdo aos produtos e serviços oferecidos em cada uma das redes sociais e mostrando conteúdos atrativos e visualmente apelativos que relacionem o trabalho na organização com uma sensação de bem-estar.
  3. Portais na Internet que forneçam feedback e  gerem com isso uma sensação de transparência sobre a organização, uma vez que a empresa é valorizada pelas experiências dos seus próprios colaboradores.
  4. Presença em aplicações móveis. De acordo com um estudo da Alianzared, a partir de 2017 surgiram mais de 4 mil milhões de utilizadores que acedem à Internet a partir do seu dispositivo móvel, 50% dos quais gastam o seu tempo utilizando aplicações. Algumas das suas vantagens são a interação direta com os clientes, a rapidez e agilidade de acesso e a possibilidade de controlar a utilização e download de conteúdos.

 

Numa sociedade cada vez mais digitalizada, é essencial possuir  uma forte presença em ambientes digitais. As organizações precisam de se manter atualizadas e conscientes da evolução das tendências e interesses dos utilizadores, para que estes consigam encontrar organizações que satisfaçam as suas necessidades.

É de grande importância mencionar que as organizações devem apresentar sobre si próprias informação congruente com a sua própria cultura, valores e funcionamento organizacional, caso contrário, estas estratégias funcionarão contra elas.

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