Truques de e-mail marketing para ter mais cliques
Uma das mais importantes práticas de inbound marketing é enviar e-mails para pessoas que, de facto, estão interessadas naquilo que tem para oferecer. Mas, por vezes, os e-mails que envia para promover o seu negócio acabam esquecidos nas caixas de correio dos destinatários ou, pior, vão para a caixa de spam. E, mesmo que determinado potencial cliente abra o e-mail que lhe enviou, pode não clicar nele.
Como forma de melhorar a sua estratégia de e-mail marketing, reunimos algumas dicas para aumentar a taxa de abertura e de cliques das suas newsletters e e-mails promocionais.
Não compre endereços de e-mail
É normal que, numa primeira fase do negócio, seja tentador comprar endereços de e-mail no âmbito da sua estratégia de e-mail marketing. Contudo, deve resistir a isto. Existem inúmeras formas de comprar endereços de e-mail na Internet, mas nenhuma beneficiará o seu negócio. Comos as pessoas associadas aos endereços de e-mail destas listas não aceitaram, de forma explícita, que queriam receber conteúdo da sua empresa, possivelmente não têm interesse no que tem para oferecer. Mais grave que isto, é o facto de que comprar endereços de e-mail viola as normas do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).
Envie os seus e-mails de uma pessoa real, não da sua empresa
Quando o remetente dos e-mails que envia é uma pessoa, com respetivo nome e apelido, a respetiva taxa de abertura aumenta. Isto acontece porque, habitualmente, o destinatário confia mais num e-mail enviado por alguém particular do que em e-mails genéricos sem personificação. As pessoas estão também mais atentas ao spam, ficando reticentes em abrir um e-mail proveniente de alguém que não lhes é familiar.
Escreva de forma clara e objetiva
Certifique-se que o conteúdo do seu e-mail é claro e facilmente compreendido.
Não escreva textos longos e concentre-se em frases curtas e objetivas. Use uma linguagem ajustada ao seu público-alvo e inclua um sentido de urgência e entusiasmo na mensagem que transmite. Em geral, as pessoas estão demasiado ocupadas e concentradas nas suas vidas para lerem longos e-mails e, como tal, instintivamente, vão procurar a palavra-chave do conteúdo recebido. Torne esta procura fácil: sublinhe e marque o fundamental da mensagem. Pode ser, por exemplo, uma campanha especial e limitada.
Inclua um botão call-to-action
Muitos dos destinatários do seu e-mail irão abri-lo, mas não irão clicar em nenhuma parte deste. Esta é uma situação comum e não produz qualquer resultado em termos de conversão para vendas.
Um truque para incentivar potenciais clientes a clicarem no e-mail é introduzir, no respetivo conteúdo, um botão capaz de chamar a atenção, de ser o foco da mensagem, e de criar alguma curiosidade no destinatário. Exemplos comuns de botões call-to-action correspondem as mensagens como “Clique AQUI para saber mais!” ou “Reserve já esta oferta!”
Coloque um link nas suas imagens
O principal objetivo da sua estratégia de e-mail marketing é fazer com que as pessoas cliquem no conteúdo enviado, indo até à respetiva landing page, aumentando a probabilidade de adquirem um produto ou serviço proveniente da sua empresa.
Uma maneira simples de aumentar a taxa de cliques dos seus e-mails é, simplesmente, garantir o maior número de ligações possíveis no conteúdo deste.
Implementar uma estratégia de e-mail marketing na sua empresa pode ser um verdadeiro desafio. Contudo, se enviar as ofertas certas para as pessoas certas, e prestar atenção nos detalhes aqui referidos, verá sua taxa de abertura e de cliques aumentar, gerando mais leads e eventualmente mais vendas.