Responsabilidade Social das Empresas
Compromisso RSE do Grupo Cegos
Atuamos diariamente para apoiar os nossos clientes no caminho do desenvolvimento sustentável.
Seja através da sensibilização e informação sobre os desafios da RSE, conceção de programas de formação perfeitamente adaptados a estas transformações, ou medição do impacto ambiental das nossas formações, agimos diariamente para acompanhar os nossos clientes na trajetória do desenvolvimento sustentável.
A calculadora da pegada de carbono do Grupo Cegos
Avalie o impacto ambiental da sua formação para melhor orientar a sua escolha
Em 2022, com o nosso parceiro Sami, realizámos um estudo comparativo das emissões de CO2e associadas às nossas formações presenciais e à distância, que envolveu 100 885 formandos.
Descobrimos que, em média, uma formação de 7 horas presencial representa 12,42 Kg CO2e por participante, contra 0,8 Kg CO2e por participante para uma formação à distância.
As ações de formação à distância, portanto, geram 15 vezes menos emissões do que as formações presenciais.
Para ajudar os nossos clientes a compreender estes impactos, criámos uma calculadora exclusiva da pegada de carbono. Desenvolvida em colaboração com a Greenly, esta ferramenta rápida e fácil pode ser utilizada para avaliar o impacto ambiental das formações presenciais e à distância.
Permite que cada um faça uma escolha informada e aja para reduzir sua pegada de carbono.
Teste a nossa calculadora de pegada de carbono:
Compreender melhor os desafios e as práticas das organizações com o estudo internacional de RSE do Grupo Cegos:
Publicamos regularmente um estudo internacional dedicado à RSE. Este estudo reflete e analisa as expectativas, questões e práticas de RSE, com um triplo objetivo:
- Compreender as expectativas e perceções dos colaboradores sobre a responsabilidade social das empresas (RSE),
- Identificar os vários intervenientes envolvidos na abordagem da RSE das organizações (direção geral, gestores, RH, comunicação, etc.)
- Inquérito aos departamentos de RSE/Desenvolvimento Sustentável sobre os seus compromissos, prioridades e ações nesta área.
Apoiamos uma multiplicidade de iniciativas em prol de um mundo sustentável e de uma sociedade mais justa
Convencidos de que temos um papel a desempenhar na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), comprometemo-nos a um processo de progresso, subscrevendo os dez princípios do Pacto Global, que abrangem as áreas dos direitos humanos, do trabalho, do ambiente e da luta contra a corrupção.
Saiba mais sobre a nossa adesão ao Pacto Global
Compromisso de longa data com a educação e a inclusão
Para democratizar o acesso à formação, apoiamos há muito tempo várias associações e programas:
- O Grupo Cegos apoia da UNICEF há mais de 15 anos. Assim, apoiamos vários programas de educação, formação e capacitação destinados a crianças e jovens.
- Atualmente, apoiamos o programa Skills4Girls no Burundi.
- Desde 2019, apoiamos a associação Paris-Tegu, uma ONG franco-hondurenha que ajuda jovens em situação de precariedade na cidade de Tegucigalpa, Honduras.
- Somos parceiros da associação Emmaüs Connect desde 2022 e financiamos formações e programas que promovem a inclusão digital e social.
Parcerias com ONG, disponibilizando-lhes os nossos programas de formação online
- Enquanto entidade apoiante da ANRH (Association pour l'insertion et la réinsertion professionnelle et humaine des handicapés), disponibilizamos mais de uma centena de módulos de formação e-learning à associação e aos seus beneficiários.
- Através da plataforma Humentum, disponibilizamos 200 módulos e-learning do Grupo Cegos em condições preferenciais a dezenas de ONGs internacionais (Oxfam, Save the Children, Care, WWF, World Vision).
- Como parceiro da Fundação Cornerstone on Demand, disponibilizamos 38 módulos de e-learning a mais de 600.000 profissionais do sector do voluntariado.
7 400 árvores plantadas ou preservadas pelo Grupo Cegos desde 2021
1 744
teqCO2 armazenado
34 878
abrigos para animais
46 504
meses de oxigénio gerado
11 626
horas de trabalho criadas
Contribuímos para a reflorestação em Portugal, França e no Brasil.
Em colaboração com a associação Reforest'Action desde 2021, a nossa contribuição permitiu plantar ou preservar 7 400 árvores em França (em Les Deux Sèvres) e no Brasil (na Amazónia).
O nosso Código de Conduta sobre a utilização de Inteligência Artificial
Há vários anos que começámos a testar e a explorar diferentes aplicações de Inteligência Artificial no nosso negócio. Organizámos grupos de trabalho para refletir sobre o impacto da IA na forma como trabalhamos e prestamos os nossos serviços aos nossos clientes. Definimos agora o nosso Código de Conduta sobre IA.
Este documento serve como uma orientação fundamental para garantir a utilização ética, transparente e responsável das tecnologias de inteligência artificial na nossa organização, na oferta formativa, nas soluções e nos serviços.
Neste Código de Conduta, delineamos o nosso compromisso com a equidade, responsabilidade, privacidade e segurança na utilização de soluções de IA, destacando a proteção dos dados dos nossos stakeholders e assegurando que as soluções alimentadas por IA não perpetuem preconceitos ou desigualdades.
O Grupo Cegos é o patrocinador oficial da campeã francesa de ténis em cadeira de rodas, Pauline Déroulède
Desde 2021, escolhemos apoiar Pauline Déroulède na sua carreira desportiva, em preparação para a sua participação nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
A história e o temperamento de Pauline fazem dela um modelo de resiliência e tenacidade.
Atualmente no TOP 15 mundial na sua disciplina, Pauline encarna perfeitamente os valores do Grupo Cegos: compromisso, agilidade e partilha.
Sensibilizamos os nossos consultores externos para os envolver na nossa abordagem
«A nossa missão é formar indivíduos e acompanhar organizações para responder aos seus desafios de desenvolvimento.
Desde a criação do Grupo Cegos em 1926, esta vocação é muito mais do que uma simples questão económica: através do desenvolvimento de competências, comprometemos cada organização a respeitar e desenvolver o seu capital humano e incentivamos cada pessoa a encontrar o seu lugar no mundo profissional e na sociedade.
Pareceu-me, portanto, natural colocar a responsabilidade social das empresas no coração das nossas prioridades estratégicas. Desejei que o Grupo adotasse uma política de RSE clara, concreta e ambiciosa, juntamente com todos os seus stakeholders. Esta política é articulada em torno de quatro eixos: Empregador, Ambiente, Social e Clientes.
Os 13 compromissos que assumimos encorajam-nos a agir e a progredir no caminho de um desempenho sustentável.»
Benoît FELIX, Presidente do Grupo Cegos