Responsabilidade Social das Empresas
Estudo Internacional: Responsabilidade Social das Empresas: em que ponto estamos?
Mobilizar, envolver e formar para aumentar o empenho e a ação.
O Grupo CEGOS, líder internacional na área de L&D e representado em Portugal pela CEGOC, apresenta os resultados do seu estudo internacional "RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS: EM QUE PONTO ESTAMOS?".
Realizado pelo Observatório Cegos, foram entrevistados cerca de 3.800 colaboradores, incluindo 556 Diretores de RSE ou Managers de empresas ou organizações com mais de 50 colaboradores, pertencentes a 8 países de 3 continentes diferentes (Europa, Ásia e América Latina).
Neste estudo abrangente, revelamos que a RSE é um conceito conhecido, mas não necessariamente compreendido: quase metade dos colaboradores não sabe exatamente o que significa. Além disso, destacamos a necessidade crítica de informação e formação em RSE, enquanto evidenciamos o impacto significativo das medidas de RSE na atividade diária dos colaboradores.
Neste estudo, chegámos a 5 conclusões impactantes:
- As organizações enfrentam crescentes expectativas internas no que diz respeito à RSE.
- A comunicação, formação e apoio são essenciais para aumentar a eficácia das políticas de RSE.
- A RSE representa um desafio significativo para as organizações, mas também serve de motivação profissional para os colaboradores.
- Os colaboradores sentem-se menos informados sobre a abordagem de RSE da sua organização e desejam mais formação nesta área.
- É necessária formação mais específica para integrar a RSE nas atividades diárias dos colaboradores, e estes esperam mais formação sobre qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho, bem como questões ambientais, para se envolverem mais nas políticas de RSE.