Somos motivados pelas frases motivacionais porquê?

Consultores Cegoc

As frases motivacionais conseguem ser uma grande inspiração para o ser humano. São normalmente citações com uma ideia encorajadora, que apelam à reflexão ou ao otimismo. Mas o que torna estas frases tão relevantes e capazes de motivar os indivíduos?
 

“O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos!”

 
Esta frase foi proferida por Eleanor Roosevelt, primeira-dama dos EUA durante a presidência do seu marido, Franklin Roosevelt, entre 1933 e 1945. O facto de a sua autora ter sido alguém com grande importância para a história da humanidade (Eleanor foi também uma grande ativista e defensora dos direitos humanos) leva a que o leitor a interprete com mais confiança e fique mais motivado para o futuro.

A ideia otimista da frase ganha ainda mais relevância também devido ao contexto em que Franklin Roosevelt foi presidente dos EUA. A II Guerra Mundial, um período de descrença e pessimismo mundial.
 

“O pessimista vê dificuldades em qualquer oportunidade. O otimista vê oportunidades em qualquer dificuldade.”

 
Este pensamento pertence a Winston Churchill, primeiro-ministro do Reino Unido durante a II Guerra Mundial, e apresenta a dicotomia entre o indivíduo pessimista e o otimista.

A frase poderia ter sido dita de muitas outras formas mas o facto de ter sido construída através de um jogo de palavras entre quatro conceitos paralelos – pessimismo, otimismo, oportunidade e dificuldade – torna a sua interpretação mais apelativa. A figura e o momento em que foi proclamada, Winston Churchill durante a II Guerra Mundial, dão uma relevância maior à frase, que assim se torna um símbolo de inspiração para todos aqueles que se encontram desmotivados e com dificuldades para serem otimistas.
 

“A criatividade é a inteligência a divertir-se.”

 
Da autoria de Albert Einstein, físico renomado e uma das maiores mentes do século XX, a força motivacional desta mensagem reside, tal como nos exemplos anteriores, no facto de o seu autor ser uma figura importantíssima na história da humanidade, o que entrega à frase uma maior credibilidade e força inspiradora, encorajando o autor a alcançar os seus objetivos.
 

Criatividade e sentido de inovação

As razões que explicam este fenómeno:

  • A utilização defiguras deestilo para cativar a audiência. Ward Farnsworth, Reitor da Escola de Direito da Universidade do Texas, nos EUA, na obra "Farnsworth's Classical English Rhetoric", corrobora a importância destas técnicas, lembrando que “embora existam muitas maneiras para dizer algo, uma delas será mais agradável e convincente que todas as outras devido à forma como as palavras são arranjadas”.
  • A força e a positividade da mensagem inspira o leitor e leva-o a acreditar nas suas capacidades, funcionando como uma espécie de coaching, como explica este artigo da Fast Company.
  •  A identificação que os indivíduos têm com os autores das frases e as circunstâncias em que as mesmas surgiram, promove a forma inspiradora com que estas frases são interpretadas.

 
O ser humano, por predefinição, precisa de pessoas-modelo nas quais se possa inspirar. A maior parte destes pensamentos são proferidos por grandes líderes mundiais e pessoas com enorme valor para a história da humanidade, que com o seu legado ainda inspiram nos dias de hoje as pessoas a superarem-se.

Escrito por

Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
Saiba mais
newsletter image

Receba as nossas newsletters

Fique a par de todas as novidades que temos para si!

Subscreva aqui!