Como o nosso corpo sinaliza as relações de autoridade
Como toda a comunicação, as relações de autoridade que estabelecemos com os outros ficam impressas na nossa linguagem corporal. Em Sinergologia® referem-se à relação que estabelecemos com outra pessoa, um grupo, um assunto ou ideia em termos de nos sentirmos superiores, em igualdade ou inferiores.
Uma forma simples de observar: quando nos sentimos superiores comunicamo-lo com o queixo mais elevado, sinalizando prepotência, arrogância e superioridade.
Quando nos sentimos inferiores comunicamos baixando o queixo.
Não se trata de um juízo de valor da qualidade da pessoa. Para o leitor novo em linguagem corporal é melhor encarar este tema como uma micro-superioridade ou uma micro-inferioridade, para evitar colocar rótulos e julgamentos. São disposições momentâneas no tempo, que sinalizam a relação que estabelecemos com a ideia, conceito ou pessoa com quem interagimos.
É comum tendermos a comunicar de formas diferentes para grupos ou pessoas diferentes. Já observei líderes assumindo uma atitude de superioridade com a equipa e o inverso com a família.
Linguagem corporal e pensamento não seguem um guião.
Nunca saberemos exatamente o que uma pessoa pensa em determinado momento. mas podemos saber como pensa, em que sentido vai o seu pensamento.
A Sinergologia valoriza o elemento sistémico, por oposição aos elementos analíticos. Afinal eu posso ter o queixo baixo porque vi algo no chão, ou para cima porque tenho um crush por aquela pessoa da contabilidade que naquele momento está na mezzanine. E há ainda torcicolos, contraturas e afins...
*Este artigo foi publicado originalmente na Revista DO it!
O percurso de aprendizagem de Sinergologia® permite-lhe tornar-se em um comunicador ativo, elevando a quantidade e qualidade de informação relevante a gerir, de forma a comunicar de forma muito mais eficiente. Visite o nosso site e conheça o programa completo aqui.