Porque o serviço pós-venda é (muito) importante
Atualmente, existe um crescente nível de competitividade associado a diferentes áreas de atuação, enaltecido pelo facto de os consumidores terem mais acesso a informação e pesquisarem cada vez mais antes de concluir uma compra.
Como tal, os consumidores hoje esperam que o produto e o serviço adquirido correspondam integralmente às suas expetativas, tanto no momento da compra como no pós-venda.
O apoio ao cliente desempenha um papel fundamental na relação entre empresa e consumidor, assegurando a fidelização deste e a reputação da marca.
De facto, um cliente satisfeito mais facilmente divulgará a sua empresa entre as pessoas do seu círculo de convivência, o que potencia a criação de leads.
Conheça algumas estratégias para melhorar o serviço prestado no pós-venda e, desta forma, reter e aumentar a sua carteira de clientes.
Agradeça aos clientes logo após a realização de uma compra
O seu cliente merece um agradecimento. Envie um email automático pós-venda, ou uma nota de agradecimento personalizada juntamente com a fatura.
Irá tornar a experiência muito mais atrativa para o consumidor e prova que a sua empresa foi a escolha certa.
Dê a conhecer o nome de um colaborador da empresa, com quem o seu cliente pode falar sempre que lhe surgirem dúvidas. Garante, assim, uma proximidade e empatia entre vendedor e consumidor, associado a uma melhor experiência enquanto cliente da sua empresa.
Contacte o cliente depois de 1 ou 2 semanas
Aproximadamente uma ou duas semanas após a compra, deve entrar em contacto com o cliente para questionar se este se encontra satisfeito com o serviço ou produto e se tem alguma dúvida.
Este contacto serve apenas para mostrar que se preocupa e que cada cliente é mais do que um número. Não use este momento para tentar vendar outros produtos ou serviços.
Mantenha a comunicação
Pode e deve manter uma comunicação contínua com os seus clientes.
Experimente fazê-lo através do envio de newsletters, para partilha de novos produtos ou serviços ou para divulgação de informação útil, associada a artigos, vídeos, guias ou formações.
Se disponibilizar aos seus clientes as informações que precisam, é menos provável que estes procurem outra empresa sua concorrente.
Segundo Sophia Bernazzani, editora do Blog da plataforma HubSpot, se os seus potenciais e atuais clientes se lembrarem da sua empresa sempre que recorrem a conselhos e recomendações, irão reconhecê-la como uma organização útil com a qual querem estar associados.
Sugira uma segunda venda, no momento certo
Agora que o cliente já tem maior confiança em si e na sua empresa, está na altura de tentar uma segunda venda.
Partilhe um novo produto, serviço ou algo que esteja relacionado com a primeira compra. Estará simplesmente a fazer uma sugestão útil ao seu cliente, sem criar a sensação de estar a praticar um ato meramente comercial.
Atraia recomendações
Se a experiência do pós-compra tiver sido positiva, não há razões para o cliente não recomendar a sua empresa.
Clientes satisfeitos partilharão a experiência positiva que têm ou tiveram na sua empresa. Opiniões partilhadas entre amigos e familiares têm mais influência do que um anúncio publicitário.
Veja os seus clientes como potenciais promotores da sua empresa. Cultive relacionamentos com estes, garantindo o crescimento sustentável para o seu negócio.
Aproveite, adicionalmente, para partilhar comentários positivos dos seus consumidores no website ou na página do Facebook. Pode ser determinante para um potencial cliente escolher a sua empresa.
Apesar das várias maneiras de oferecer um bom serviço pós-venda aos seus clientes, é determinante que este exista. Só assim poderá acompanhar e perceber as necessidades dos seus consumidores, garantindo que se mantêm consigo e que atraem outros.
Proporcione-lhes uma experiência agradável e inesquecível. Fique a conhecer mais acerca da Experiência do Consumidor no nosso próximo grande evento Business Transformation Summit, com data marcada para 9 de outubro.