Porque o serviço pós-venda é (muito) importante

Cátia SilvaHead of Open Courses Business at CEGOC

Atualmente, existe um crescente nível de competitividade associado a diferentes áreas de atuação, enaltecido pelo facto de os consumidores terem mais acesso a informação e pesquisarem cada vez mais antes de concluir uma compra.

Como tal, os consumidores hoje esperam que o produto e o serviço adquirido correspondam integralmente às suas expetativas, tanto no momento da compra como no pós-venda.

O apoio ao cliente desempenha um papel fundamental na relação entre empresa e consumidor, assegurando a fidelização deste e a reputação da marca.

De facto, um cliente satisfeito mais facilmente divulgará a sua empresa entre as pessoas do seu círculo de convivência, o que potencia a criação de leads.

Conheça algumas estratégias para melhorar o serviço prestado no pós-venda e, desta forma, reter e aumentar a sua carteira de clientes.

Agradeça aos clientes logo após a realização de uma compra

O seu cliente merece um agradecimento. Envie um email automático pós-venda, ou uma nota de agradecimento personalizada juntamente com a fatura.

Irá tornar a experiência muito mais atrativa para o consumidor e prova que a sua empresa foi a escolha certa.

Dê a conhecer o nome de um colaborador da empresa, com quem o seu cliente pode falar sempre que lhe surgirem dúvidas. Garante, assim, uma proximidade e empatia entre vendedor e consumidor, associado a uma melhor experiência enquanto cliente da sua empresa.

Contacte o cliente depois de 1 ou 2 semanas

Aproximadamente uma ou duas semanas após a compra, deve entrar em contacto com o cliente para questionar se este se encontra satisfeito com o serviço ou produto e se tem alguma dúvida.

Este contacto serve apenas para mostrar que se preocupa e que cada cliente é mais do que um número. Não use este momento para tentar vendar outros produtos ou serviços.

Mantenha a comunicação

Pode e deve manter uma comunicação contínua com os seus clientes.

Experimente fazê-lo através do envio de newsletters, para partilha de novos produtos ou serviços ou para divulgação de informação útil, associada a artigos, vídeos, guias ou formações.

Se disponibilizar aos seus clientes as informações que precisam, é menos provável que estes procurem outra empresa sua concorrente.

Segundo Sophia Bernazzani, editora do Blog da plataforma HubSpot, se os seus potenciais e atuais clientes se lembrarem da sua empresa sempre que recorrem a conselhos e recomendações, irão reconhecê-la como uma organização útil com a qual querem estar associados.

Sugira uma segunda venda, no momento certo

Agora que o cliente já tem maior confiança em si e na sua empresa, está na altura de tentar uma segunda venda.

Partilhe um novo produto, serviço ou algo que esteja relacionado com a primeira compra. Estará simplesmente a fazer uma sugestão útil ao seu cliente, sem criar a sensação de estar a praticar um ato meramente comercial.

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Atraia recomendações

Se a experiência do pós-compra tiver sido positiva, não há razões para o cliente não recomendar a sua empresa.

Clientes satisfeitos partilharão a experiência positiva que têm ou tiveram na sua empresa. Opiniões partilhadas entre amigos e familiares têm mais influência do que um anúncio publicitário.

Veja os seus clientes como potenciais promotores da sua empresa. Cultive relacionamentos com estes, garantindo o crescimento sustentável para o seu negócio.

Aproveite, adicionalmente, para partilhar comentários positivos dos seus consumidores no website ou na página do Facebook. Pode ser determinante para um potencial cliente escolher a sua empresa.


Apesar das várias maneiras de oferecer um bom serviço pós-venda aos seus clientes, é determinante que este exista. Só assim poderá acompanhar e perceber as necessidades dos seus consumidores, garantindo que se mantêm consigo e que atraem outros.

Proporcione-lhes uma experiência agradável e inesquecível. Fique a conhecer mais acerca da Experiência do Consumidor no nosso próximo grande evento Business Transformation Summit, com data marcada para 9 de outubro.

Escrito por

Cátia Silva

Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações pelo ISCTE. Mestrado em Direção Comercial e Marketing pelo “Instituto Universitario de Posgrado” em Espanha.MBA Executivo em Gestão de Recursos Humanos pela Escola de Gestão & Negócios – Universidade Autónoma de Lisboa. Professional Diploma in Marketing Digital, pelo Digital Marketing Institute.

Practitioner em Programação Neuro Linguística pela “The Northern School of NLP & Associated Studies” no Reino Unido. Responsável pela Formação Inter Empresas CEGOC no seu todo e pela oferta específica na área de Vendas & Negociação Comercial tem, também, experiência na Gestão de Carteira de Clientes e na Gestão de Projetos de Intervenção/Formação.

Responsável pela condução de ações de formação em diversas geografias (Europa, América Latina e África), através de distintas modalidades (formação presencial, 100% digital, blended e outdoor).

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