Venda consultiva: compreender, personalizar e conquistar a confiança do cliente

Isabel RitaHead of Learning & Development Solutions

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades
Muda-se o ser, muda-se a confiança…
…mas nem sempre muda a conotação negativa da palavra venda!

Para a maioria das pessoas, a palavra venda ainda traz uma conotação associada ao conceito de impingir, enganar, ludibriar. Nada mais errado. A Venda, neste caso concreto a venda consultiva, tem como objetivo conseguir proporcionar ao cliente o que este pretende efetivamente (e que muitas vezes nem sabe). Mais do que vendedores, procura-se hoje consultores, pessoas que sejam capazes de compreender as necessidades, problemas e objetivos dos clientes e que consigam pensar e oferecer soluções personalizadas capazes de ir ao encontro dessas mesmas necessidades. A venda consultiva não se limita apenas à sugestão, mas baseia-se antes numa exaustiva fase de diagnóstico.

Para uma venda consultiva de sucesso há ingredientes fundamentais que tem de estar sempre presentes na relação entre vendedor/consultor e cliente:

Escuta

A escuta ativa é um elemento fundamental na venda consultiva. Ela permite que se compreenda verdadeiramente as necessidades, desejos, preocupações e desafios do cliente. No entanto, para escutar, é preciso fazer questões:

Perguntas

As Perguntas corretamente formuladas ajudam a identificar a verdadeira necessidade do cliente. E muitas vezes, nem ele próprio sabe qual é.

Empatia

A empatia permite ao vendedor/consultor estabelecer uma relação genuína com o cliente. Ao demonstrar empatia, o vendedor/consultor é capaz de entender profundamente as necessidades, desejos e preocupações, colocando-se no lugar do cliente. Essa compreensão permite a identificação de soluções mais adequadas e personalizadas. Esta é uma competência essencial para ao vendedor/consultor pois, quando este tem a capacidade de demonstrar empatia no contacto com o cliente e colocá-lo no centro do processo de venda, este não só o escuta ativamente como também compreende as suas necessidades individuais e específicas.

A empatia é o ingrediente diferenciador que conquista a preferência do cliente e proporciona um ambiente de respeito e consideração, onde este se sente valorizado e compreendido. Este comportamento promove a confiança e fortalece o relacionamento, facilitando a comunicação aberta e honesta.

Confiança

Como resultado dos ingredientes anteriores. A criação de uma relação de confiança permite que vendedor/consultor e cliente trabalhem em parceria A confiança é construída ao longo do tempo através de ações consistentes e pela existência de comunicação transparente tornando-se, assim, num elemento fundamental na Venda Consultiva. A construção de uma relação de confiança é também dominada pela transparência. Ser transparente e honesto facilitam a criação de um ambiente de honestidade e estabelecem uma base de confiança mútua. Adicionalmente, a demonstração de conhecimento profundo e sólido sobre o produto ou serviço oferecido, bem como sobre o mercado e as necessidades específicas do cliente, reforçam a perceção de competência e confiabilidade.

Técnicas de venda
As técnicas e ferramentas essenciais para ser bem-sucedido na venda

A capacidade de escuta, de fazer questões, de ser empático e de criar relações de confiança são ingredientes verdadeiramente diferenciadores num mercado competitivo. Promovem relações de longo prazo e garantem a satisfação dos clientes. Não só melhoram a experiência do cliente, mas também aumentam os resultados. São ingredientes fundamentais para qualquer estratégia de vendas que se foque no cliente.

Escrito por

Isabel Rita

Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA Campus Lisboa, com Especialização em Engenharia da Formação pelo Centre de Formation du Lemain (França e Suíça). Pós-graduada em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, com vários cursos de especialização nas áreas comportamentais. Certificada em Coaching pelo ICC. Certificada em Coaching por Valores - Gestion MDS e em Team Coaching.É gestora de grandes contas nacionais e multinacionais na área da Consultoria de Recursos Humanos. Foi Professora Universitária na Universidade Lusófona – Curso de Farmácia, Responsável pela cadeira de Gestão de Recursos Humanos na Pós-graduação em Farmácia Comunitária – Ordem dos Farmacêuticos e pela cadeira de Formação e Coaching na Pós-graduação – Ordem dos Farmacêuticos.
Saiba mais
newsletter image

Receba as nossas newsletters

Fique a par de todas as novidades que temos para si!

Subscreva aqui!