Seja um comercial feliz!
É um comercial feliz? É difícil de imaginar este cenário numa semana de rentrée, pois estamos mais inclinados em olhar para as dificuldades, do que a ponderar se somos ou não felizes. Mas, no entanto, existem muitas boas razões para ser um comercial feliz...
É precisamente para lhe enviar vibrações positivas que eu escolhi este último mês do ano para partilhar consigo statements de comerciais felizes.
Ser feliz a dar sentido e a criar valor
Vanessa, comercial em soluções personalizadas B2B
"A minha experiência na área comercial B2B conta com mais de 15 anos. Além de uma função ou um papel dentro da empresa, a vocação comercial é uma alquimia complexa entre competências técnicas e relacionais.”
É por isso que o conceito de felicidade nesta área de atuação reside, na minha opinião, na capacidade de:
- criar um vínculo de plena confiança com os clientes numa lógica de co-construção;
- sentir-se útil e reconhecido no seio da sua organização e do seu processo de gestão;
- encontrar o equilíbrio certo entre valores pessoais e objetivos profissionais.
Quando combinados, estes três pilares inseparáveis estabelecem um quadro que permite uma evolução de forma autónoma, responsável e envolvente.
“Dar sentido e valor aos meus clientes é o que me faz feliz e orgulhoso de ser um Comercial!".
Ser feliz a ser produtivo e a ser reconhecido
Christelle, comercial de soluções “fora da caixa”
Os fatores que tornam um consultor comercial feliz são muitos, mas o que importa verdadeiramente é:
- Paixão pelo trabalho e o “apetite” pelo produto que vende;
- Desempenho e realização de objetivos qualitativos e quantitativos: a realização dos resultados tem um efeito eufórico na maioria dos consultores comerciais;
- O reconhecimento dos meus pares, que é um dos meus principais drivers. De facto, o consultor comercial precisa de ser reconhecido e apreciado pelo seu trabalho, pelos seus resultados, pelo que ele é ...;
- A satisfação e o reconhecimento dos meus clientes também conferem uma sensação de bem-estar. Ter a sensação de estar alinhado com o meu cliente e de responder exaustivamente às suas necessidades;
- Relacionamentos dentro da equipa: confiança mútua, intercâmbio de boas práticas, partilha de problemas comuns de clientes que ajudam a enriquecer a função e melhorar o desempenho.
Além disso, para ser um comercial de sucesso, é necessário reunir algumas qualidades essenciais, tais como:
- Curiosidade (para entender completamente as expectativas do seu cliente);
- O gosto pela aventura: o comercial gosta de descobrir novas abordagens, integrar novas tecnologias;
- Antecipação: estar sempre um passo à frente;
- Abertura ao diálogo;
- Saber ouvir;
- Humildade;
- Auotonomia.
Para ser feliz na área comercial e vendas, também deve sentir-se motivado por certos aspetos que são a essência do negócio:
- Saber enfrentar os desafios para atingir os objetivos;
- Questionar-se de forma recorrente e colocar-se à prova;
- Estar sempre de bom humor para "motivar" o seu cliente e ser convincente.
E vocês, gestores comerciais e de vendas, o que vos faz feliz?
Autor: Gaëlle Menin-Urien