Estaremos a comunicar com o nosso público-alvo? Use a análise digital e fique a saber!
Sabe quem é o seu público-alvo?
Naturalmente e apesar de a Internet ser um “mundo” complexo, deveremos sempre desenhar e pensar os “personas” do nosso negócio / marca para depois construir no online e offline , ou seja, é importante que o potencial cliente se sinta confortável e disponível para efetuar a compra ou o pedido de informação em qualquer ponto de contacto “touch point”, seja digital ou não.
Quando o comunicamos, estaremos mais bem preparados quando sabemos mais sobre os destinatários, desta forma é possível comunicar de forma mais efetiva!
No caso do digital impõe-se a exigência de criar as estratégias e o conteúdo adequados ao nosso público-alvo, mas para isso deveremos fazer algumas perguntas para construir a nossa persona para o Manuel e para a Maria, tais como:
Dados demográficos
- Qual é a faixa-etária do nosso “persona”?
- Quais são as habilitações literárias?
- Qual é o estado civil? (Solteiro, casado, …)
- Localização e habitação (urbano ou rural)?
Dados Profissionais
- Qual o perfil profissional?
- Qual é a profissão atual?
Mobilidade e acessibilidade digital
- Número de dispositivos e tipos de dispositivos
- Utilização dos meios digitais
Interesses e afinidades
- Qual ou quais são os desportos mais importantes, para esta pessoa?
- Gosta de música?
Na Construção de estratégias
- Será que é adequado a todos os géneros? Masculino, feminino, outro…
- Qual é a expetativa de vida, face a faixa-etaria?
- Qual a rede social mais utilizada e face as decisões que toma.?
- Onde consulta informação para ter mais informação antes da decisão de compra
A importância da Análise para construção e otimização de meios
Poderíamos continuar mas não é este o ponto, mas sim a verificação de que estamos a potenciar novos clientes e a fidelizar os existentes.
Como o poderemos fazer? Usando a análise digital fazendo as perguntas aos dados que retemos sobre as interações em meio digital e que temos e quais os nossos “touch points”. Deveremos também selecionar uma amostra de clientes e promover perguntas tais como os pontos fortes e pontos fracos que carecem de melhoria.
(nota: mais vale poucas perguntas e boas para obter mais respostas e não precisamos de endereçar ao mundo inteiro.)
As perguntas bem formuladas e com várias opções de respostas vão-nos dar informação para alinharmos as estratégias para que a marca / empresa / instituição tenha um efeito positivo junto do consumidor com as alterações produzidas.
Deveremos combinar estes dados dos relatórios demográficos e de interesses, usando por exemplo o Google Analytics (disponível no Google Analytics - usando a versão Universal Analytics).
Referências:
Usability.gov
Google Analytics - Relatórios de interesses e dados demográficos
Webinknow - David Meerman Scott
Adaptado de: Blogue - IT Tech BuZ: Sabes quem é o teu público-alvo? Usa a analítica digital e ficas a saber !