Como criar conteúdos contagiantes?
Se já se perguntou porque determinados conteúdos são tão partilhados ou certos vídeos se tornam virais, o livro “Contágio” explica-lhe porquê e mostra como aproveitar esses conceitos para criar conteúdo contagiante.
“Contagious: Why Things Catch On”
Word of mouth (traduzindo para português, “boca-a-boca”) é 10 vezes tão eficaz como a publicidade tradicional.
Mas porque é que as pessoas falam sobre e partilham determinadas coisas em detrimento de outras? Porque razão alguns produtos “pegam”, algumas ideias se difundem e alguns conteúdos online se tornam virais?
O professor da Wharton, Jonah Berger passou a última década a responder a estas perguntas. No livro “Contagius” (“Contágio” em português), Berger revela a ciência por trás do boca-a-boca, dos fenómenos virais e de como difundir os seus produtos e ideias com êxito. Neste livro, irá descobrir seis princípios básicos de como todos os tipos de coisas se podem tornar contagiantes, desde produtos de consumo, iniciativas políticas a serviços e ideias dentro das organizações.
O livro “Contágio” combina pesquisa inovadora com histórias poderosas. Saiba como um churrascaria de luxo ganhou popularidade através de um produto específico, porque os anúncios antidroga podem na verdade aumentar o uso de drogas, e porque mais de 200 milhões de consumidores partilharam um vídeo sobre um dos produtos aparentemente mais aborrecidos que existe: um liquidificador.
Veja aqui o vídeo de apresentação do livro, por Jonah Berger:
Porque é que alguns conteúdos se tornam virais?
Se já se perguntou porque determinadas histórias e conteúdos são partilhados, e-mails redirecionados ou certos vídeos se tornam virais, “Contágio” explica porquê e mostra como aproveitar esses conceitos para criar conteúdo contagiante. Este livro fornece um conjunto de técnicas específicas e que dirigem a ação para ajudar a difundir a informação – desde a conceção de mensagens, anúncios e informações que as pessoas vão compartilhar.
Se é um gestor de uma grande empresa, um pequeno empresário a tentar aumentar a sensibilização para determinado tema/conteúdo, um político a concorrer a um cargo ou um profissional de saúde a tentar passar uma mensagem ao público em geral, este livro irá mostrar-lhe como popularizar a sua ideia ou produto.
“Um livro fascinante, com exemplos conhecidos e reveladores.”
Financial Times