As principais diferenças entre consultoria e coaching

Consultores Cegoc
As principais diferenças entre consultoria e coaching

Enquanto que o coaching permite que um empreendedor se torne num grande líder, a consultoria, por outro lado, visa providenciar assistência e conhecimento especializado para determinada situação.

É fundamental reconhecer qual dos serviços, consultoria ou coaching, é o mais adequado para o seu negócio na resolução de determinada questão.

Reunimos as principais diferenças entre consultoria e coaching e o porquê de ser tão importante selecionar um em detrimento de outro, mediante as necessidades da sua empresa.

Orientação versus execução

A principal diferença entre coaching e consultoria reside na metodologia de cada uma das práticas. Se, por um lado, o coaching procura obter respostas do cliente, a consultoria diz ao cliente o que fazer.
A estratégia do coaching é orientar o cliente para que ele seja capaz de saber como agir. A consultoria foca-se na execução, providenciando as ferramentas e o suporte necessários à execução do plano estipulado pelo consultor.

Como tal, deve-se recorrer a serviços de consultoria para apoio e obtenção de processos e métodos especializados. Tal é particularmente útil se precisa de colocar em prática algo alheio à atividade core da sua empresa. Por outro lado, os serviços de coaching são indicados se precisa de desenvolver capacidades internas na empresa, isto é, se, mediante orientação, deseja descobrir algo por si mesmo.

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Desenvolver capacidades versus resolver problemas

No coaching, constroem-se capacidades. Na consultoria, procura-se a resolução de desafios e obstáculos. Apesar de ambos poderem coagir, os seus campos de atuação são distintos.

Na consultoria, o objetivo central é a resolução de um problema específico, seja ele de cariz operacional, financeiro, estratégico, comercial ou outro. O coaching, por sua vez, tem como missão aumentar os níveis de confiança de um líder ou de uma equipa, conduzindo ao desenvolvimento de competências.

Explorar versus apresentar soluções

O coaching explora as diversas possibilidades de atuação junto do cliente, enquanto que um consultor apresenta uma série de possibilidades de atuação como solução a determinada questão e com base no seu conhecimento e experiência. O consultor permite uma solução rápida e isolada, enquanto que um coach explora diversas opções de atuação junto do cliente e, no percurso, conduz ao desenvolvimento de capacidades.

Diferente abordagem, igual intenção

No coaching, com o especialista a auxiliar o processo, as respostas e as soluções são geradas pelo próprio cliente. Na consultoria, as respostas e as soluções estão pendentes de conhecimento especializado e, como tal, são adquiridas de forma imediata e provêm do próprio consultor.

O resultado final é similar em ambas as áreas, e o objetivo mútuo é apoiar e dar suporte às escolhas e projetos do cliente, garantindo que a ação executada é a mais adequada. Contudo, o estilo de abordagem e a metodologia do processo variam de forma substancial.

Foco no problema versus foco no cliente

Uma das principais diferenças entre coaching e consultoria reside em onde se encontra o foco de cada uma das áreas. Na consultoria, o foco é o problema, sendo que o consultor apresenta as práticas para solucionar a questão. No coaching, o foco é o cliente e como este poderá desenvolver as suas capacidades e estruturar as suas ideias, para ultrapassar determinado obstáculo ou atingir um objetivo definido.

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Tanto os serviços de consultoria como os serviços de coaching são indispensáveis e podem complementar-se.

Como a consultoria assume que o consultor é o especialista na resolução de uma questão, ou na elaboração de determinado trabalho, pode constituir um bom recurso se está perante uma situação que envolva uma temática que não conhece. Em geral, trata-se de uma solução vantajosa a curto prazo.

Por outro lado, no coaching, assume-se que o cliente é o especialista. Através de conversação e apoio, o coach ajuda o cliente a desenvolver, ele mesmo, determinado projeto. Deste modo, recorrer a serviços de coaching permite a melhoria de capacidades generalizadas dos membros da empresa, tratando-se, assim, de uma solução benéfica a longo prazo.

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Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
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