Best
 
Fantom Tag

Formação prática de compradores

A função e o processo de compras, da necessidade ao serviço e à sustentabilidade

  • Híbrido (presencial ou online)
  • Essencial
  • 4Real
    4REAL® é a primeira solução formativa que integra a personalização do percurso de aprendizagem com a sua transferência para o contexto real de trabalho, assegurando, por isso, resultados imediatamente visíveis e mensuráveis.
Formação nas nossas instalações
Duração
2 dias (16 horas)

Preço da 1ª inscrição
1.220,00 €  + IVA
2ª inscrição e seguintes, na mesma data
1.070,00 € + IVA

Referência
031
Inscreva-se
Formação nas instalações da sua empresa
Duração
2 dias (16 horas)

Preço
4.260,00€ + IVA
Intra empresa -Conheça os detalhes

Referência
031
Solução adaptada às suas necessidades
Esta solução interessa-Ihe?
Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

A função Compras desempenha um papel estratégico na gestão e operação de qualquer organização:

  • Através da identificação e aquisição dos recursos necessários assegura o fornecimento constante de matérias-primas, equipamentos e serviços essenciais para a produção da empresa;
  • A procura pelos melhores preços, prazos de pagamento e acordos vantajosos está intrinsecamente ligada à gestão de custos e pode, em muito, contribuir para a saúde financeira da empresa;
  • A construção de relacionamentos e parcerias sólidas com fornecedores garantem não só a qualidade dos produtos e serviços adquiridos, como promove a inovação e o desenvolvimento conjunto
  • A constante análise do mercado e suas tendências permite antecipar mudanças na procura e preços, contribuindo para processos de tomada de decisão mais ágeis e informados.

O curso Formação prática de compradores desafia as práticas quotidianas dos compradores e consolida as suas competências com o intuito de otimizar a gestão de compras da sua organização. Através da aplicação de boas práticas, ferramentas e metodologias de gestão das compras, promove abordagens inovadoras e práticas mais sustentáveis, bem como a fundamental otimização dos recursos financeiros da empresa, contribuindo igualmente para a sua competitividade.

Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para quem?

  • Responsáveis por áreas de compras, compradores, qualidade, operações, gestores de projetos, responsáveis pela gestão, e profissionais que, na sua função, efetuem atos de compra.

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

1ª sessão virtual (1h00)

Apresentar o curso

  • Apresentação da dinâmica e dos conteúdos do curso.

Alinhar conceitos base da função Compras

  • A função Compras: visão geral e principais conceitos.
  • Os fornecedores na cadeia de valor e a sua importância para o sucesso.

Business Case – Desafios a superar

  • Apresentação de Business Case a desenvolver por cada participante ao longo do percurso de aprendizagem.
  • Pré-seleção de Business Case a desenvolver de acordo com as expectativas e necessidades de cada participante e organização.

Atividades individuais entre sessões (1h00)

A função Compras

Aferição de conhecimentos individuais relativamente à função Compras para identificar o atual nível de competências dos formandos e ajustar o percurso de aprendizagem.

Business Case – Caracterização do contexto organizacional

  • Seleção do Business Case a desenvolver ao longo do percurso de aprendizagem.
  • Descrição e análise da adequação do caso à realidade profissional e identificação dos objetivos que pretende atingir no final da formação.

1ª sessão híbrida (6h00)

Business Case – Ponto de situação

  • Análise da situação atual de cada formando face ao Business Case escolhido e ao desafio lançado entre sessões de aprendizagem.
  • Esclarecimento de questões.

Compreender a função Compras na empresa

  • Missão estratégica e evolução das Compras.
  • O papel das Compras nos resultados empresariais.
  • A função Comprador.
  • Ética nas Compras.
  • As Compras e as relações funcionais na empresa.

Orientar e rentabilizar o processo de Compras

  • Fatores externos e internos que influenciam as Compras.
  • Amplitude e tendências da função Compras.
  • Classificação e tipologia das Compras.
  • Estratégias de Compras.
  • Ciclo de negociação e ciclo de aquisição.

Identificar os diferentes custos nas Compras

  • As várias componentes e dimensões de custos na Compra.
  • Calcular o TCO (Total Cost of Ownership) para melhores decisões.
  • Mitigação de riscos relacionados com custos.

Conhecer o mercado, selecionar e negociar com os fornecedores

  • Cadernos de encargo, requisitos funcionais e técnicos.
  • Prospeção, seleção e avaliação de fornecedores.
  • Estratégia e objetivos organizacionais que influenciam a negociação.
  • Preparação e desenvolvimento de negociações.
  • Estratégias e comunicação nas negociações.

Conhecer indicadores e métricas para controlar a função Compras

  • Indicadores-chave de desempenho (KPIs) na função Compras.
  • Melhoria contínua e benchmarking.

Business Case – Próximas etapas

  • Apresentação de próximas etapas e tarefas a realizar.

Atividades individuais entre sessões (1h30)

Business Case –As-Is e Quick-Wins

  • Descrição do modelo As-Is e da atual situação organizacional de cada participante.
  • Identificação de melhorias rápidas a implementar através da aplicação dos conteúdos transmitidos à realidade específica do contexto de cada participante.

Nota: Cada formando poderá solicitar apoio ao formador por correio eletrónico, e agendar uma sessão on-line individual de 15 minutos, para esclarecimento de dúvidas e suporte à transferência da aprendizagem para o contexto real de trabalho.

2ª sessão híbrida (3h00)

Business Case – Ponto de situação

  • Análise da situação atual de cada formando face ao Business Case escolhido e ao desafio lançado entre sessões de aprendizagem.
  • Esclarecimento de questões.

Abordar as Compras de forma sustentável e responsável

  • Aspetos legais e éticos nas Compras.
  • Incorporar fatores ambientais e sociais na função Compras.
  • Identificação e mitigação de riscos e disruptoras na cadeia.

Conhecer as tendências e o futuro das Compras

  • Digitalização e automação.
  • Tomada de decisão baseada em dados e na inteligência artificial.
  • Sustentabilidade, ética e economia circular.
  • Outras tendências relevantes a considerar.

Business Case – Próximas etapas

  • Apresentação de próximas etapas e tarefas a realizar.

Atividades individuais entre sessões (1h30)

Business Case – Transformar as práticas quotidianas

  • Preparar a implementação das melhorias rápidas identificadas, acelerando a transferência da aprendizagem para o contexto profissional.
  • Identificação e definição de iniciativas e projetos transformadores que conduzam a melhorias positivas na função Compras da empresa de cada participante.

Nota: Cada formando poderá solicitar apoio ao formador por correio eletrónico, e agendar uma sessão on-line individual de 15 minutos, para esclarecimento de dúvidas e suporte à transferência da aprendizagem para o contexto real de trabalho.

2ª sessão virtual (2h00)

Facilitar a transferência da aprendizagem

  • Partilha individual das principais conclusões e oportunidades do Business Case.
  • Reforço dos temas relevantes identificados nos trabalhos individuais de cada um dos participantes para facilitar a aplicação “on-the-job” dos conceitos e práticas da função Compras.
  • Criação de valor na função: encorajar a aplicação das oportunidades identificadas.
Objetivos

Objetivos

No final da formação os participantes estarão aptos a:

  • alinhar a política e as estratégias das compras em coerência com as estratégias da empresa e saber comunicá-las à equipa com elevado impacto;
  • identificar e selecionar a solução de compra que melhor satisfaz as necessidades identificadas;
  • gerir e avaliar os fornecedores;
  • reduzir o custo global da compra e conseguir o rendimento máximo através de uma melhor organização das atividades de compra, do estímulo de concorrência entre fornecedores, do reforço das competências de negociação e da melhoria do cumprimento de prazos;
  • controlar a performance de compras e participar ativamente na melhoria contínua da performance do serviço/departamento de compras;
  • aplicar práticas sustentáveis e conhecer as tendências de futuro.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Percurso de aprendizagem 4REAL e híbrido, com design pedagógico próprio para integrar todos os participantes, independentemente da modalidade escolhida (presencial ou à distância).

  • Centrado na melhoria da performance em contexto de trabalho, neste percurso de aprendizagem são combinadas diferentes metodologias ativas (autodiagnósticos, estudos de caso, classes virtuais e desafios concretos de aplicação no contexto profissional), intercaladas com o processo de formação expositivo e o desenvolvimento de um Business Case de forma a estimular processos de mudança e facilitar a aplicação dos conceitos no contexto de trabalho da cada participante.

Pontos fortes

Pontos fortes

Visão global da importância da função  Compras e apresentação dos tópicos mais críticos e das tendências mais relevantes.

Modelo de aprendizagem que proporciona a cada participante a possibilidade de aplicar de imediato os conteúdos na sua realidade profissional, identificando oportunidades e iniciativas nas suas organizações.

Formação com diversos exemplos, casos, modelos, boas práticas e ferramentas que, em conjunto com a troca de opiniões e experiências dos participantes e o Business Case desenvolvido ao longo do percurso, se torna fortemente orientada para aplicação de boas práticas nos processos de compra e criação de mais valor.

Datas