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Formação - A gestão da Supply Chain

Uma abordagem end-to-end: da estratégia à operação, dos sistemas de informação à gestão de risco, dos fornecedores aos clientes

  • Híbrido (presencial ou online)
  • Essencial
Formação nas nossas instalações
Duração
2 dias (14 horas)

Preço da 1ª inscrição
1.070,00 €  + IVA
2ª inscrição e seguintes, na mesma data
910,00 € + IVA

Referência
377
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Formação nas instalações da sua empresa
Duração
2 dias (14 horas)

Preço
3.730,00€ + IVA
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377
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Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

Qual a semelhança entre empresas como a Tesla, Zara ou Amazon? Todas estas empresas adotaram estratégias de supply chain ágeis e inovadoras, que lhes têm dado vantagens competitivas altamente diferenciadoras da concorrência.

Uma eficiente gestão da supply chain, que integre de forma coordenada todos os elementos, desde a obtenção de matérias-primas até a entrega do produto final ao cliente, passando pelos processos de produção, logística e distribuição, permite alcançar prazos de entrega mais curtos, custos reduzidos e uma resposta mais ágil face à procura do mercado, mas não só! Os anos recentes têm provado que a otimização das redes logísticas, mais do que promover a eficiência de custos, tem permitido criar modelos de negócio com inquestionável sucesso.

O curso A gestão da Supply Chain permite-lhe adquirir competências críticas para transformar o modelo operacional e logístico da sua organização para níveis competitivos superiores colocando-a na liderança de serviço a cliente e custo do seu setor.

Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para quem?

  • Responsáveis de operações e de supply chain – planeamento, logística, compras, produção, gestão de stocks, armazéns e transportes.

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Sessão híbrida (2 dias / 12 horas)

A estratégia de supply chain e as operações logísticas

Compreender a importância da Supply Chain

  • Evolução do conceito de supply chain e logística.
  • Funções chave da supply chain e o seu papel na empresa.
  • Importância da gestão eficaz da supply chain.
  • Processos da supply chain e as suas interdependências.

Selecionar uma estratégia de supply chain e identificar os diferentes fatores que a influenciam

  • Diferentes estratégias de supply chain (lean, agile, responsive, …).
  • Fatores que influenciam a seleção da estratégia de supply chain.
  • Alinhamento da estratégia de supply chain com os objetivos de negócio.
  • Distintas estratégias de produção.

Planear a supply chain e prever a procura

  • Importância da precisão do planeamento.
  • Métodos e técnicas de previsão.
  • Abordagens de planeamento colaborativo.
  • Processos de planeamento: do S&OP ao MRP.

Gerir o stock para melhorar o serviço e diminuir os custos

  • O papel do stock na supply chain.
  • Tipos de inventário e sua gestão.
  • Técnicas de otimização de stock (modelos determinísticos, estocásticos, JIT,…).

Organizar uma logística eficiente e eficaz

  • Importância da logística na empresa.
  • Seleção de meios de transporte eficientes.
  • Funções e layout do armazém.
  • Entrega ao cliente e estratégias de distribuição.

 

A visão abrangente e holística do supply chain

Colaborar com os fornecedores

  • Importância da relação com os fornecedores.
  • Seleção e avaliação de fornecedores.
  • Parcerias colaborativas e gestão de desempenho do fornecedor.

Quantificar e gerir os custos da supply chain

  • Componentes de custos na supply chain.
  • Estratégias de gestão e otimização de custos (externalização, postponement, …).

Potenciar os sistemas de informação e integração na supply chain

  • Papel da tecnologia na gestão da supply chain.
  • Visibilidade e rastreabilidade na supply chain.
  • Introdução aos softwares de suporte à gestão da supply chain (ERP, WMS, …).

Conhecer e gerir o risco na supply chain

  • Identificação e avaliação dos riscos na supply chain.
  • Estratégias de mitigação de riscos e planos de contingência.
  • Plano de continuidade de negócios.

Medir o desempenho da supply chain

  • Indicadores-chave de desempenho (KPIs) na gestão da supply chain.
  • Melhoria contínua e benchmarking.

Identificação dos desenvolvimentos realizados – questionário digital (0h30m)

  • Aferição dos conhecimentos adquiridos e identificação das dificuldades de implementação das aprendizagens em contexto de trabalho.

Classe Virtual (1h30m)

  • Esclarecimento de dúvidas ou questões relacionadas com as temáticas abordadas para facilitar a transferência da aprendizagem para o contexto real de trabalho, reforçando os temas identificados no questionário digital.
  • Simulação de caso(s) prático(s) visando a revisão e consolidação das aprendizagens.
Objetivos

Objetivos

No final da formação os participantes deverão ser capazes de:

  • Definir uma estratégia logística inovadora e de sucesso para a sua organização ou serviço logístico;
  • Optimizar os stocks e melhorar o serviço através de melhores práticas de planeamento e gestão da supply chain;
  • Reorganizar os macro fluxos, físicos e de informação, da empresa e ao longo da cadeia, do fornecedor ao consumidor final;
  • Escolher e introduzir uma política de distribuição adaptada às necessidades do cliente;
  • Colaborar com os fornecedores e os clientes para reduzir os riscos logísticos;
  • Gerir com eficiência e eficácia as operações logísticas através de indicadores de gestão pertinentes e melhorar o seu desempenho continuamente.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

Percurso de aprendizagem híbrido, com design pedagógico próprio para integrar todos os participantes, independentemente da modalidade escolhida (presencial ou à distância).

Centrado na melhoria da performance em contexto de trabalho, neste percurso de aprendizagem são combinadas diferentes metodologias ativas (casos práticos e trocas de opiniões e experiências entre os participantes), intercaladas com o processo de formação expositivo, de forma a facilitar a aplicação dos conceitos adquiridos e aferir as práticas a implementar.

Os diferentes exercícios práticos lançados aos participantes, permitem antecipar as barreiras, oportunidades e consequências da mudança, bem como apoiá-los no processo de implementação. A classe virtual após as sessões híbridas visa não só a consolidação de conhecimentos, mas, sobretudo, apoiar e estimular os processos de mudança desencadeados na sequência do percurso de aprendizagem.

Pontos fortes

Pontos fortes

  • Visão global da importância da supply chain e apresentação dos tópicos mais críticos e das tendências mais relevantes.
  • Apresentação e discussão de casos de empresas que chegaram à posição de liderança do seu setor através de estratégias de supply chain diferenciadoras.
  • Capacitação para a definição de estratégias de supply chain que alavanquem o negócio e para empreender melhorias nas operações logísticas.
Pontos Fortes

Pontos Fortes

  • Estudo de casos de empresas que chegaram à posição de liderança do seu setor através do redesenho dos seus modelos logísticos.
  • Visão global de todos os processos logísticos e a necessidade e vantagens da sua integração.

Datas

  • 1.070,00 € + IVA
    Inscreva-se
    1ª Sessão Presencial/Online: 11 e 12 de dezembro, das 09h30 às 17h00 (1h30m de almoço)
    Questionário Digital (Online): 13 de dezembro a 2 de janeiro
    Classe Virtual (Online): 3 de janeiro de 2025, das 09h30 às 11h00