The voice of our clients 2024
O Grupo Cegos falou com 124 dos seus clientes distribuídos por mais de 10 países da Europa, Ásia e América – incluindo, Portugal – para perceber quais os obstáculos, tendências, necessidades e expetativas relativamente à formação e desenvolvimento de competências dos seus colaboradores.
O sumo das entrevistas realizadas está no The voice of our clients 2024, que pode ser esquematizado em quatro grandes áreas.
1 - Desafios e pontos críticos das organizações no desenvolvimento de competências e na formação
Os três pontos críticos mais apontados pelas organizações auscultadas são as restrições orçamentais (1.º lugar), a falta de tempo (2.º) e o medir o impacto das iniciativas (3.º).
Ainda sob este tema de fundo, são identificáveis 7 desafios prioritários que as organizações enfrentam no desenvolvimento das suas equipas: liderança e descentralização; falta de estrutura e restrições orçamentais; restrições de tempo e prioridades concorrentes; modelos de trabalho remoto e híbrido; acompanhamento e medição do ROI; mudanças de mercado e tecnológicas e, finalmente, necessidades específicas e desenvolvimento de conteúdos.
2 - Competências fundamentais que os colaboradores precisam de desenvolver
Os clientes do Grupo Cegos apontam 9 competências críticas em que necessitam que as suas equipas se desenvolvam: competências de liderança; hard skills; soft skills; competências digitais e tecnologias emergentes; gestão da mudança; dados e competências analíticas; competências centradas no cliente; sustentabilidade e ESG e gestão de projetos e metodologias agile.
3 - Abordagem atual na formação e desenvolvimento de competências dos colaboradores
Destacam-se 5 formatos (com as sessões de formação interna conduzidas por especialistas externos, à cabeça) e 7 tendências que marcam o presente das organizações nesta área: formação blended; formação interna vs formação externa; uso de tecnologia e plataformas digitais; formação personalizada e específica; foco em soft skills e competências técnicas; desafios e adaptações e, por fim, envolvimento e adesão.
4 - Expetativas em relação ao parceiro de Learning & Development
Das respostas das organizações, sobressaem 7 expetativas e requisitos na ligação com a(s) empresa(s) de L&D com quem trabalham: soluções de aprendizagem de alta qualidade; flexibilidade e personalização; capacidade global e suporte multilingue; abordagem proativa e consultiva; capacidade de resposta e fiabilidade; especialização no setor e ofertas de aprendizagem abrangentes e diversificadas.
Este estudo do Grupo Cegos apresenta ainda as tendências e desafios específicos discriminados por área geográfica (continentes) e setor económico.