Novo Normal: Quais são os novos desafios das organizações?
A forma de fazer negócios alterou-se drasticamente e as empresas veem-se obrigadas a uma adaptação que continua a evoluir a um ritmo sem precedentes e em moldes nunca antes imaginados para servir os seus mercados – e, nestas circunstâncias, aquelas que não conseguirem adaptar-se e reinventar-se num contexto de digitalização crescente parecem estar, infelizmente, condenadas.
Para compreender melhor quais os desafios enfrentados pelas organizações portuguesas, a CEGOC realizou um inquérito durante os meses de março e abril de 2021, no qual participaram 290 líderes, CEOs, especialistas, responsáveis de equipas e colaboradores com funções de relevo nas áreas de RH, L&D, Inovação, Formação e Desenvolvimento de Competências, Gestão, Liderança, Vendas, Finanças, Marketing e Comunicação, entre outras.
Descubra que práticas e competências são consideradas fundamentais e como estão já a ser implementadas para fazer face ao contexto atual e conturbado que atravessamos:
- Comunicar eficazmente apesar da distância física;
- Negociar no dia-a-dia para alcançar os seus objetivos;
- Vender à distância;
- Ser capaz de manter conversas difíceis e resolver conflitos à distância e em contexto digital;
- Gerir equipas remotas;
- Gerir a eficácia pessoal no Teletrabalho;
- Gerir o stress induzido pela rápida mudança dos hábitos e das formas de trabalhar;
- Aprender a liderar pessoas e equipas em tempo de caos, desordem e incerteza;
- Disponibilizar formação 100% digital que permita aos colaboradores acelerar a aquisição de novas competências críticas para a sua função/área de atuação;
- Acompanhar a nova gestão de Pessoas e RH;
- Reinventar o espaço de trabalho;
- Entre outras sugestões de interesse apresentadas pelos inquiridos.