Quer ser coach? Precisa destas 5 competências!

Consultores Cegoc

O coaching é uma área que tem ganho imensa popularidade nos últimos tempos, tornando-se cada vez mais comum que indivíduos (ou empresas) recorram a esta técnica para melhorar aspetos na sua vida pessoal e profissional.

Ao contrário da psicologia, a prática do coaching visa levar os coachees – os indivíduos em que o coaching é aplicado – a atingirem o seu potencial máximo e os objetivos que são definidos com os seus coaches numa fase inicial.

Sendo algo que está a ganhar cada vez relevância no panorama social, é normal que também cresça o número de pessoas com vontade de começar a trabalhar nesta área.

Tal como em todas as outras profissões, há certas competências que um profissional de coaching deve possuir para que consiga ter sucesso como coach.

Ser credível e autêntico

Uma das características mais valorizadas num coach é a sua autenticidade. Afinal, o coachee precisa de sentir que a pessoa que os ouve é de confiança e não lhe está a esconder nada. Nesse sentido, é então importante que a ética e a moralidade do coach seja sempre a mais correta e que este seja o mais transparente possível com o seu cliente.

Saber ouvir

Enquanto coach, um profissional tem de estar preparado para ouvir o seu cliente e estar atento a todos os detalhes. É importante também que não o interrompa constantemente, intervindo apenas para guiar o diálogo e caso sinta que a conversa começou a perder o foco.

Além de ouvir o que o coachee tem a dizer, o profissional de coaching deve também registar tudo aquilo que acontece durante a sessão. Tudo o que o cliente faz deve ser usado pelo coach para ajudá-lo a atingir os objetivos delineados.

Formação de coach profissional Level 1 – ACC (anterior ACSTH)
Conceitos, ferramentas e técnicas de Coaching executivo para ser coach profissional e poder obter a credencial ACC

Fazer pontos de situação

O ato do coach fazer sínteses daquilo que é dito na conversa é importante para mostrar ao coachee que está atento ao que ele diz e, ao mesmo tempo, para perceber se entendeu tudo corretamente.

Para que o coach e o coachee se compreendam bem quanto à informação passada, o primeiro pode repetir algumas palavras que o segundo disse ou ir sumarizando a conversa em intervalos de alguns minutos.

Fazer as questões certas

É também essencial que o profissional vá fazendo algumas perguntas ao coachee. Estas questões têm de ser pertinentes, devem acrescentar algo à conversa e ajudar o coach a guiar a mesma, se possível ao serem de resposta aberta.

As perguntas de resposta aberta ajudam a que a conversa seja melhor explorada e dão a oportunidade ao coachee de encontrar as respostas por si próprio. Desta forma, sentirão confiança no seu coach que assim mostra que se importa com aquilo que é dito.

Dar o feedback correto

O feedback é dos momentos mais importantes na relação com o coachee, pois é através dele que o coach partilha os seus pontos de vista e consegue realmente ajudar o cliente a atingir os objetivos propostos.

Deste modo é importante que o feedback seja comunicado da melhor forma pelo coach. Deve ser relevante e positivo para o cliente e não ter um tom arrogante ou desonesto. Assim será mais fácil para o coachee receber esta apreciação de mente aberta.

Formação de coach profissional Level 2 – PCC (anterior ACTP)
Capacitar coaches profissionais para o nível PCC

Além de todos os pontos aqui enunciados, é também fulcral para a prática do coaching que o seu profissional esteja devidamente certificado, se quer estar apto a exercer atividade.

A CEGOC disponibiliza vários cursos de formação em coaching que dão ao formando toda a certificação profissional de que precisa.

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Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
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