Total Digital Academy
Programa de aprendizagem em comunicação digital implementado em todo o mundo
O CLIENTE
Com sede mundial em França, o grupo TotalEnergies está presente em mais de 130 países dos 5 continentes. Considerada uma Companhia Energética Global, os seus negócios abrangem a exploração de petróleo e gás natural, a energia solar e, num futuro próximo, a biomassa.
O DESAFIO/NECESSIDADE DO CLIENTE E A SOLUÇÃO
De forma a apoiar a implementação da sua estratégia digital, a TotalEnergies criou a “Total Digital Academy” com o objetivo de:
- Formar os responsáveis de comunicação do grupo, dotando-o dos meios para desenvolver as suas capacidades de comunicação digital;
- Apoiar a transformação digital da empresa.
A IMPLEMENTAÇÃO
No âmbito da campanha de comunicação corporativa “Committed to Better Energy”, e com o objetivo de ajudar os responsáveis de comunicação a implementarem a parte digital da campanha nas melhores condições possíveis, a CEGOS e a Total Digital Academy criaram o programa “First steps in corporate digital communication”. Este módulo com três dias de duração ajudou a familiarizar os participantes com a campanha, permitindo-lhes saber mais sobre:
- A estratégia de comunicação digital da TotalEnergies;
- As melhores práticas para a escrita de conteúdos digitais;
- Como gerir e moderar uma página do Facebook;
- Como gerir um website corporativo local.
Os formadores CEGOS e os responsáveis da Total Digital Academy levaram apenas cinco semanas para ministrar o programa de formação às equipas de comunicação em 23 países da Europa, Américas, Ásia e África.
OS RESULTADOS
- Elevados níveis de satisfação dos colaboradores alcançados, porque a formação correspondeu às suas expectativas;
- Implementação consistente da parte digital da campanha “Committed to Better Energy”;
- Cumprimento dos prazos estipulados pela campanha “Committed to Better Energy”.
FATORES-CHAVE DE SUCESSO
- Colaboração: as equipas da CEGOS e da Total Digital Academy co-desenharam e co-facilitaram o percurso de formação;
- Abordagem "terra a terra": os métodos de formação concretos adotados tornaram os participantes operacionais muito rapidamente;
- Disponibilidade: as sessões de formação foram implementadas em todo o mundo em apenas cinco semanas.
"Na CEGOS, encontrámos todas as competências necessárias para conceber este programa de formação à medida. A equipa da CEGOS demonstrou um forte empenho, profissionalismo e disponibilidade para tornar o projeto um enorme sucesso".
Patrick Antoine, Digital Academy Manager