Programa de liderança para a linha de produção
O CLIENTE
A Exide é uma empresa multinacional de soluções de energia elétrica armazenada para os mercados automóvel e industrial, com destaque para as baterias.
O DESAFIO/NECESSIDADE DO CLIENTE
Em 2020, a Exide separou-se da empresa-mãe e esta era a oportunidade perfeita para forjar uma cultura empresarial que refletisse um novo conjunto de valores e normas, com reflexos na produtividade. A linha de produção, na própria fábrica, era o local ideal para começar este processo. Assim, o desafio era o de os supervisores da linha da frente (cuja maioria nunca tinha tido formação formal para aquelas funções de liderança) aprenderem a gerir - em função desss princípios da empresa - as suas equipas de forma eficaz, o que resultaria em operações mais eficientes e no aumento da produção.
A SOLUÇÃO
Um programa de liderança que transmitisse os respetivos comportamentos-chave. Para tal, a formação incentivou o autoconhecimento, a responsabilidade e o empoderamento dos supervisores. Estas foram os pontos específicos trabalhados:
- Competências interpessoais robustas para melhorar a comunicação e o estilo de liderança;
- Competências de coaching e feedback para otimizar a gestão de desempenho;
- Coesão da equipa e seu impacto na produção;
- Gestão de conflitos e tratamento de comportamentos inaceitáveis;
- Segurança do trabalho e qualidade dos produtos;
- Liderar e aceitar mudanças organizacionais;
- Confiança e responsabilidade.
A IMPLEMENTAÇÃO
O programa presencial foi implementado em toda a Europa, com supervisores da linha da frente de diferentes países a partilharem experiências e a desenvolverem as suas competências em conjunto. Nesse sentido, a formação funcionou como uma atividade de team building. Os seus managers também participaram de um programa de formação online para garantir para saberem como apoiar a aprendizagem das suas equipas.
Inicialmente, houve resistência de alguns supervisores que questionavam a relevância da formação para o seu trabalho e a perturbação que esta causaria. No entanto, o ceticismo transformou-se em entusiasmo logo que começaram a envolver-se com o programa e a entender como isso os capacitaria.
OS RESULTADOS
- Melhor desempenho dos supervisores participantes, o que também influenciou um ambiente de trabalho mais positivo. Esta mudança foi sentida pelos próprios, mas também pela administração, que relatou benefícios no desempenho e atitude, especialmente em termos de responsabilidade e comando.
- Melhores linhas de comunicação + supervisores mais empoderados (porque mais seguros e apoiados) = mudança cultural.
- Alargamento da aprendizagem à própria administração: adaptando a abordagem da formação à sua realidade, pôde melhorar em questões operacionais.
FATORES-CHAVE DE SUCESSO
- Qualidade do programa de liderança em si mesma.
- A formação ter sido localizada e personalizada, com muita atenção aos detalhes.
- O envolvimento da alta administração. O vice-presidente sénior de operações da Exide compreendia a importância dos supervisores na mudança a empreender. Ter a adesão do topo deu prestígio ao programa e fez com que os funcionários se sentissem altamente valorizados.
Queríamos melhorar a forma como as pessoas trabalham juntas para que pudessem ser mais eficientes. O facto de a formação ter sido localizada e personalizada contribuiu para o sucesso. Trabalhámos em estreita colaboração com os gestores de projeto da Cegos para que isso acontecesse: parecia que éramos todos parte de uma só equipa. O que começou como um programa de formação terminou como um programa transformador.
Ana Solana Castillo, Directora Senior HR, Talent & Compensation Group da Exide