Conceção e desenvolvimento de conteúdos digitais

Para facilitar a Transformação Digital da aprendizagem

O CLIENTE

A Airbus é a maior empresa aeronáutica e espacial da Europa e líder mundial. A empresa fornece soluções inovadoras que abrangem os segmentos dos aviões comerciais e helicópteros, possuindo ainda divisões espaciais e de defesa.

O DESAFIO/NECESSIDADE DO CLIENTE E A SOLUÇÃO

No contexto da transformação digital do grupo, a Airbus estabeleceu o objetivo de digitalizar 90% da sua oferta de formação até 2020. A fim de atingir este objetivo, a Airbus recorreu ao Grupo CEGOS, reconhecendo nele um parceiro especialista na conceção de conteúdos digitais world class.

A Airbus optou pelo Grupo CEGOS porque:

  • Demonstrou a sua experiência ao digitalizar o seu próprio conteúdo multilingue e multi-formato;
  • A sua vasta presença internacional permite-lhe utilizar os seus recursos em diferentes países como Alemanha, Reino Unido, Espanha e França, entre outros;
  • É capaz de conceber e produzir, sob a supervisão tanto da Airbus como dos líderes do projeto CEGOS, formatos de formação multilingue (módulos de e-learning, vídeos, quizzes, microlearning, virtual classrooms, assim como e formação blended).

A IMPLEMENTAÇÃO

A CEGOS analisou mais de 20 projetos de digitalização e supervisionou a conclusão de 15 deles em pouco menos de um ano. No mesmo período, o Grupo CEGOS auditou 250 módulos de e-learning para permitir à Airbus avaliar o seu custo, relevância e a abordagem mais apropriada para integrar tecnologias inovadoras. Com base na sua larga experiência em formação, a CEGOS foi ainda capaz de aconselhar a Airbus a escolher a melhor e mais rentável solução para cada projeto.

A CEGOS esteve envolvida em projetos desenvolvidos nos domínios comercial, financeiro e da cadeia de abastecimento, bem como nos setores técnico e industrial.

OS RESULTADOS

  • Até à data, o Grupo CEGOS analisou mais de 20 projetos e supervisionou a conclusão de 15 deles;
  • Os Learning Solutions Engineers que trabalharam com a CEGOS comprovaram o seu empenho na conceção desta abordagem inovadora e no profissionalismo das suas equipas;
  • No contexto desta colaboração contínua, a Airbus encarregou a CEGOS de formar as suas equipas de formadores internos, de forma a conceber e facilitar as virtual classrooms;

FATORES-CHAVE DE SUCESSO

  • O know-how e experiência do Grupo CEGOS no domínio da formação, nomeadamente ao nível de Digital Learning;
  • A capacidade de mobilizar rapidamente os recursos necessários para um número significativo de projetos;
  • A experiência demonstrada pela CEGOS na gestão de projetos;
  • A estreita relação de trabalho forjada entre as equipas da CEGOS e da Airbus.

 

"O nosso objetivo era digitalizar cerca de 90% das nossas soluções de formação até 2020. A CEGOS forneceu-nos apoio a vários níveis – primeiro, com a compreensão das nossas necessidades, e depois com o desenvolvimento tecnológico dos nossos módulos digitais. Por último, a CEGOS também nos ajudou a estabelecer um processo de criação de módulos digitais facilmente acessíveis a todas as equipas, o que reduziu substancialmente os nossos prazos de entrega".

Olivier Lhez, Community Buyer, HR Services & Training Activities