Estudo Internacional 2023: Transformation, Skills & Learning
A edição de 2023 do Estudo Internacional "Transformation, Skills & Learning" revela um panorama de transformações profundas nas competências e na formação profissional a nível global e em Portugal. Realizado com mais de 5.000 profissionais em nove países (França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha), da Ásia (Singapura) e da América Latina (Brasil, México, Chile), este estudo oferece um olhar crítico sobre como a tecnologia e a procura por sentido no trabalho estão a moldar as carreiras e as estratégias de desenvolvimento de competências.
Transformação Tecnológica e Emprego
Em Portugal, 75% dos profissionais estão conscientes de que a aceleração tecnológica, especialmente o avanço da IA e da gestão de dados, vai alterar o conteúdo do seu trabalho. Ainda que a IA esteja a ganhar terreno lentamente, com 9% de utilização regular pelos profissionais portugueses, a ansiedade com a obsolescência do emprego é palpável, com 32% expressando preocupação.
Desenvolvimento de Competências e Formação
Os resultados indicam que os gestores de RH em Portugal (70%) enfatizam o reforço das competências digitais como cruciais para o desenvolvimento organizacional, seguido de perto por competências de gestão, organização e comunicação (53%). Além disso, um significativo 71% dos colaboradores nacionais crê que o desenvolvimento de competências é uma responsabilidade partilhada entre a organização e o indivíduo.
A Mudança Total de Carreira
A disposição para mudar de carreira é impressionante, com 94% dos profissionais em Portugal a considerar uma mudança completa de carreira se esta trouxer um maior significado, refletindo uma tendência global para a procura de um propósito mais profundo no trabalho.
Formação Just-In-Time
A formação personalizada e imediata é um desafio atual, com 46% dos profissionais em Portugal a reconhecer a dificuldade em alinhar a oferta de formação com as necessidades de competências da organização.
Métodos de Formação do Futuro
A aprendizagem adaptativa, o e-coaching e a aprendizagem social estão entre os métodos de formação emergentes que os DRH em Portugal pretendem adotar, demonstrando um compromisso com abordagens inovadoras e individualizadas.
O estudo reforça a necessidade de estratégias de formação que sejam ágeis e personalizadas, capazes de responder às mudanças tecnológicas e às expectativas dos colaboradores. A CEGOC, alinhada com as conclusões do estudo Internacional do Grupo Cegos, continua a liderar o caminho, oferecendo soluções de formação que preparam os profissionais para o futuro do trabalho.