Estudo 2024: O que vai mudar na Gestão de Pessoas
Em “2024: O que vai mudar na Gestão de Pessoas” encontramos o retrato das expetativas, intenções e prioridades das empresas para este ano. O estudo realizado pela Cegoc e pela Neves de Almeida HR Consulting baseia-se no inquérito realizado aos CEO e DRH de 153 empresas em Portugal. Os resultados, sempre apresentados por setores e dimensões das empresas, revelam perspetivas muito positivas para este futuro próximo e a consciência da importância de fatores como a formação e as Práticas ESG para o desenvolvimento organizacional
Ambiente de expansão
Tanto nas perspetivas de negócio (73% creem no crescimento) como na consequente componente salarial (81% referem que promoverão aumentos iguais ou acima da inflação), as empresas inquiridas demonstram a convicção da evolução positiva das suas operações.
Crescimento do número de colaboradores
A maioria das empresas (59%) pretende alargar os seus quadros e, para tal, o recrutamento desempenhará o papel fundamental - 47% contratarão mais.
Aposta na formação
Mais de 2/3 das empresas (67%) afirma que irá aumentar o seu investimento na formação. Assim, no ranking de apostas elaborado por este estudo, a formação ocupa o 1.º lugar.
Atenção dada à ESG
Mais de metade das empresas pretendem investir mais tanto em Práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), como especificamente em Diversidade e Inclusão.
Principais desafios da Gestão de Pessoas
A gestão de talento destaca-se entre os desafios apontados (35%). O engagement (15%) é a segunda preocupação mais apontada (15%). Seguem-se ainda oito desafios, todos eles indicados por menos de 10% das empresas.
Este estudo constitui, assim, um relevante elemento de informação sobre a evolução das tendências de Gestão de Recursos Humanos, permitindo às empresas estarem atualizadas quanto a esta área crítica para o seu desenvolvimento. Estamos ao seu lado com as melhores soluções para os seus recursos humanos.