RH em 2024: As 11 Tendências Revolucionárias
A transformação acelerada dos negócios e da vida nas empresas coloca o setor dos Recursos Humanos perante grandes desafios, mas também lhe proporciona oportunidades únicas.
Em 2024, as tendências emergentes nesta matéria refletem uma combinação de avanço tecnológico, consciência ambiental e transformação do mercado de trabalho.
Este artigo explora as 11 principais tendências que estão já a moldar o futuro dos RH, oferecendo insights valiosos para líderes empresariais e profissionais da área. Estas 11 tendências estão alinhadas em três macromudanças fundamentais.
Primeira mudança: RH a realinhar prioridades
Perante os avanços tecnológicos, as preocupações ambientais e a transformação do mercado laboral, os departamentos de RH são chamados a reformular as suas estratégias e estruturas convencionais.
Isto leva-nos às nossas primeiras quatro tendências de RH.
1 - Resolver o paradoxo da produtividade
Pesquisas revelam que o aumento da produtividade ainda não está alinhado com a crescente satisfação e bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho.
2 - Aproveitar a força de trabalho oculta
Com taxas de desemprego historicamente baixas e, ainda assim, as empresas a debaterem-se com a escassez de talento, a força de trabalho de grupos que, à partida, não são procurados, deve ser considerada e merece um investimento: trabalhadores seniores (aposentados ou não), pessoas com neurodiversidade ou outras patologias e não licenciados ou pessoas em reintegração social.
3 - Compromisso Irreversível com a Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertença (DEIB)
Este ano simboliza o início ou fortalecimento definitivo das políticas de Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertença, ainda carentes de uma implementação mais profunda e abrangente.
4 - RH como impulsionadores da adaptação às mudanças climáticas
Pela sua transversalidade nas organizações, os RH desempenham um papel central na disponibilização de informação e no acompanhamento dos programas que executam as medidas nesta área, que não podem ser mais adiadas, até por imperativos legais.
Segunda mudança: Transformação no modelo operacional do RH
As mudanças no mundo empresarial exigem também alterações no funcionamento dos RH. Em grande medida, no sentido de adotar soluções integradas, em vez de especializações separadas. Os RH têm uma autoimagem desatualizada, e 2024 é o ano em que isto irá mudar com as próximas três tendências de RH.
5 - Dos silos às soluções
A crescente digitalização dos modelos de negócio está já a determinar que os serviços isolados de RH estejam a ser integrados em soluções totalmente desenvolvidas. Esta tendência intensificar-se-á.
6 - Ascensão Estratégica do RH
O reconhecimento crescente dos RH levará esta função além das suas naturezas transacional e operacional, projetando-a para um papel estratégico essencial no negócio e nas suas transformações.
7 - Sinergia entre RH e Relações-Públicas
A presença pública das empresas nas redes sociais, amplificada pelos colaboradores, exige uma aliança entre os RH e Marketing em estratégias de relações públicas. Isto é fundamental para influenciar ou atenuar o impacto das narrativas que ganham visibilidade pública.
Terceira mudança: RH: Uma força para o bem
Os RH estão na vanguarda das mudanças transformadoras que estão a ocorrer, de que a Inteligência Artificial generativa é o exemplo mais impressivo. Essas transformações proporcionam aos RH a oportunidade de ter uma importante participação no melhor desempenho dos negócios, por via da criação de condições que potenciem a capacidade dos colaboradores. É sobre estes temas que tratam as nossas quatro últimas tendências de RH.
8 - Evolução da força de trabalho capacitada pela IA
O reconhecimento do potencial da IA, designadamente a generativa, terá tradução prática na entrada generalizada na força de trabalho das empresas, em articulação com a componente humana.
9 - Mudança do work-life balance para o work-life fit
A necessidade da adaptação da vida profissional à vida pessoal é uma das marcas pós-pandemia e cabe aos RH um papel importante no desenho de soluções que vão ao encontro das expectativas dos colaboradores.
10 - O fim dos empregos sem significado
O sentido da utilidade para o mundo, seja do negócio da empresa para onde trabalha/se está a candidatar e da sua própria função é cada vez mais decisivo na ponderação do colaborador/candidato a emprego sobre o seu futuro profissional.
11 - Da aquisição ao acesso a talentos
A escassez de talentos é uma realidade já com alguns anos e as empresas estão a adaptar-se a ela. A promoção (através da progressão dentro da organização) em detrimento da aquisição no mercado é uma das principais estratégias adotadas, que em 2024 será ainda mais saliente.
As 11 tendências destacadas refletem a evolução dinâmica do RH em 2024, não apenas como uma função de suporte, mas como um motor de mudança estratégica nas organizações.
Este ano promete consolidar o RH como um elemento-chave, transcendendo a sua influência tradicional e moldando ativamente o futuro das empresas e do mercado de trabalho.