Modelo de Avaliação de Desempenho
Crescimento Controlado: O destino
Com o crescimento acentuado do setor automóvel, registando no primeiro trimestre de 2024 um incremento total de 13,1% e 6,7% face a março do ano passado, sendo o melhor arranque de ano desde 2019, é fulcral que os gestores estabeleçam mecanismos de controlo organizacional. Só assim, será possível continuar a crescer de forma sustentável, assegurando a monitorização e coordenação eficaz do desempenho dos colaboradores, contribuindo para o sucesso organizacional.
Um exemplo de um mecanismo de controlo organizacional fundamental, consiste na criação de um Modelo de Avaliação e Gestão de Desempenho. Recentemente, a Cegoc abraçou um projeto com o objetivo de implementar um Modelo de Avaliação e Gestão de Desempenho no setor automóvel, sendo os desafios do parceiro os seguintes:
- Alinhar o desempenho individual dos colaboradores com uma performance crescente, bem como, valores e missão da organização
- Garantir a oportunidade de desenvolvimento mediante feedback
- Monitorizar KPIs de desempenho
Alinhar o Desempenho com a Cultura Organizacional: A direção
De forma a ultrapassar o primeiro desafio foram construídos 3 clusters de competências: (a) corporativas, a partir dos valores da organização; (b) funcionais, relativas à família funcional das funções e; (c) específicas, representativas do conteúdo funcional específico de cada função. Este desenvolvimento foi realizado em cocriação com a equipa de projeto do parceiro, através de vários workshops, com o objetivo de mapear competências e respetivos comportamentos desejáveis. Este trabalho culminou num modelo de competências que traduz a cultura organizacional, alinhando assim a “direção" dos colaboradores para os valores e missão.
Feedback: O combustível
Para um automóvel chegar ao seu destino final é necessário combustível para manter a locomoção da viatura. No caso dos Modelos de Avaliação e Gestão de Desempenho o combustível que coloca o motor a trabalhar é o feedback. Sem este é impossível gerir as expectativas e acompanhar o desempenho dos colaboradores, resultando numa diminuição da motivação, desvio comportamental face ao que é esperado, culminando, por fim, na ineficácia do Modelo. Como tal, foi definido um ciclo de avaliação que promove o feedback contínuo, contemplando um momento de feedback intercalar, pretendendo dotar o avaliado com possíveis áreas de melhoria.
Monitorização de KPIs: O tacógrafo
Em setores extremamente competitivos e interdependentes, como o setor automóvel, as ferramentas digitais surgem como uma solução à monitorização de indicadores, podendo suportar todo o Modelo de Avaliação e Gestão de Desempenho, e respetivo processo. Estes “tacógrafos” fornecem às organizações uma imagem clara do desempenho de cada colaborador de forma eficiente e facilmente acessível. Posto isto, após terem sido definidos KPIs por função, suportámos o parceiro na escolha de uma plataforma digital que agilizasse a execução do processo, potenciasse a análise de desempenho, e, interligasse os resultados analíticos com possibilidades de desenvolvimento interno.
Através da monitorização de objetivos e competências e da coordenação, estabelecendo circuitos de feedback entre avaliadores e avaliados, o Sistema de Avaliação e Gestão de Desempenho, agora implementado no cliente, afigura-se imprescindível para o bem-estar dos colaboradores. Isto deve-se ao facto de a necessidade de prestar contas, face ao comportamento, estar enraizada na crença de que a procura de resposta pelos atos dos indivíduos, componente fundamental da prestação de contas e consequentemente dos Sistemas de Avaliação e Gestão de Desempenho, é um aspeto chave para o bem-estar social e sucesso organizacional.