Gestão de Crise: visão geral da responsabilidade dos RH
A função RHdesempenha um papel fundamental na gestão adequada de uma crise empresarial.Qualquer que seja o modelo organizacional de uma empresa ou instituição, afunção RH tem de lidar com a Gestão de Crises assumindo a responsabilidade decontribuir para a compreensão da crise do ponto de vista da produtividade,bem-estar e saúde dos trabalhadores.
Quer se trate de um acontecimento meteorológico ou ambiental com elevado impacto (por exemplo, terramotos) ou de ameaças à segurança, saúde e bem-estar dos colaboradores, os profissionais de RH não podem eximir-se à responsabilidade pela comunicação e formação, que inevitavelmente fazem parte da execução de qualquer plano de emergência. A razão é simples: a gestão correta da crise está intimamente relacionada com o bem-estar dos colaboradores, a fiabilidade da gestão e a credibilidade da marca.
Mindset de crise: estar preparado para a ação
No entanto, é necessário ter a mentalidade de crise correta, entendida como a capacidade de pensar no pior cenário possível, a fim de preparar numerosas soluções alternativas, que podem ser declinadas de acordo com a evolução real do fenómeno adverso. É necessário agir antecipadamente, com a consciência de que alguns acontecimentos não são evitáveis, mas só podem ser combatidos. As pessoas que operam em ambientes organizacionais complexos (como as multinacionais) devem estar preparadas para reagir rapidamente e de forma não prevista a emergências que possam afetar o seu ambiente de trabalho.
Ao mesmo tempo, muitas empresas enfrentam uma situação de emergência cuja gestão adequada requer competência, racionalidade e dedicação.
Orientações: visão geral
Numa situação de emergência, os profissionais de RH devem ter em mente que, em parceria com outros agentes da organização, devem ser capazes de:
- Compreender que restrições externas (por
exemplo, leis extraordinárias, instruções de segurança pública) devem ser
respeitadas; - Recolher a informação ambiental correta
(mercado, sistema social) para compreender as tendências e cenários futuros; - Desenhar cenários progressivos a dois
níveis: otimista e severo; - Reavaliar se o plano de ação padrão já
presente na empresa é adequado ou exige adaptação; - Conhecer os métodos para uma adaptação dos
processos internos (num cenário mais otimista ou mais severo); - Desenhar o plano de ação, tendo em conta a
gestão de emergência e pós-emergência; - Desenvolver planos de comunicação interna
e externa que promovam um alinhamento comportamental adequado e uma gestão da
ansiedade.
A função RH deveequilibrar cuidadosamente pelo menos dois níveis: manter a produtividade paraassegurar a sobrevivência da empresa e garantir um ambiente operacional seguroe inclusivo para os trabalhadores.