WhatsApp: Uma Mais-valia para o seu Negócio

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

 

Atualmente, são poucas as aplicações que conseguem competir com o WhatsApp, uma das principais formas de comunicação online. A popularidade desta app tem vindo a crescer, sendo que o número de utilizadores ativos ultrapassou já os 1.5 mil milhões.

 

Naturalmente, qualquer serviço com um número tão elevado de utilizadores (e potenciais clientes) atrai o interesse de empresas. De facto, para além de permitir a comunicação e a troca de mensagens com contactos pessoais, o WhatsApp pode ser utilizado para fins profissionais.

Mas não nos referimos à habitual aplicação que tem no seu telemóvel. Em concreto, falamos do WhatsApp Business, disponível em Portugal desde fevereiro.

Com esta nova ferramenta abre-se um novo horizonte de possibilidades para as empresas, no âmbito do marketing digital.

Saiba tudo sobre o WhatsApp Business e como a sua empresa o pode usar:

 

Pode utilizar o WhatsApp Business no seu computador

As empresas que utilizem o WhatsApp Business não precisam de usar exclusivamente a aplicação no smartphone (para já apenas disponível em Android) para enviar e receber mensagens.

Ao invés, poderão usar a versão Web do WhatsApp Business, que permite atuar a partir do computador.

 

Os perfis comerciais serão designados como tal

As empresas que configurem o seu perfil no WhatsApp Business terão a designação de empresa, permitindo que os utilizadores da aplicação saibam que estão a interagir com uma entidade.

Adicionalmente, a aplicação tem em curso um processo de controlo capaz de verificar se o número configurado na aplicação pertence, de facto, a uma empresa.

 

Fornecer dados para análise

Como forma de ajudar as empresas a perceberem melhor quais os resultados que advêm da sua atividade no WhatsApp Business, a aplicação faculta dados de performance que incluem, por exemplo, o número de mensagens lidas.

Embora esta funcionalidade de análise ainda se encontre em fase inicial, espera-se que, à semelhança do Facebook, venha a ser desenvolvida ao longo do tempo.

 

As empresas não podem comunicar com todos os utilizadores

As empresas que recorram à aplicação não poderão livremente entrar em contacto com todo os utilizadores do WhatsApp.

Os utilizadores particulares passam a usufruir de uma opção para ativar a receção de comunicações por parte de uma empresa (notificações pop-up) nas definições da aplicação. Isto significa que as entidades que desejem usar a nova plataforma terão que desenvolver estratégias de marketing que promovam os benefícios em ativar esta mesma opção.

 


 

Facilmente se concluí que, devido à sua popularidade, a plataforma WhatsApp revela elevado potencial para empresas.

Contudo, lembre-se que esta é uma app de mensagens e que, portanto, deve ser trabalhada de forma diferente de outras redes sociais como o Facebook e o Instagram.

O WhatsApp e o WhatsApp Business são, invariavelmente, plataformas em crescimento com características que poderão trazer resultados positivos ao seu negócio.

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
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