Como consolidar a sua comunidade online
- Todos os caminhos passam pela construção de uma relação de confiança; eis as primeiras recomendações:
- As stories são também muito úteis se bem que exigem mais recursos. Recomendações:
- Outra ferramenta relevante é a conversação em tempo-real e as recomendações são simples:
- Tem uma loja online? As últimas recomendações são para si:
Já aqui referimos a importância das comunidades online na consolidação da relação entre a marca e o consumidor. Hoje partilhamos recomendações para desenvolver uma relação credível, fiável e sólida.
Todos os caminhos passam pela construção de uma relação de confiança; eis as primeiras recomendações:
- Procure micro-influenciadores, já que são essenciais para influenciar nichos de consumidores.
- Escolha a sua hashtag, que deve refletir os valores intrínsecos da marca, facilitando a sua identificação junto de novos seguidores.
- Fomente sessões de Perguntas e Respostas em tempo-real.
- Crie grupos online com interesse relevante para a sua comunidade. Promoverão a partilha e potenciam os laços entre os seus consumidores (pode optar por um grupo aberto ou fechado).
- Promova conversas sobre temas que tenham significado para a sua marca e audiência.
- Promova uma cultura interna que transforme os seus colaboradores em embaixadores da marca. Quem melhor para o promover online?
Lembre-se: quantomais próximos do consumidor forem os canais de comunicação, mais próxima será asua relação.
As stories são também muito úteis se bem que exigem mais recursos. Recomendações:
- As stories devem ser diárias, idealmente mais do que uma vez por dia.
- Privilegie o vídeo (filmado verticalmente) e teste para perceber o que funciona melhor.
- Destaque as suas stories mais eficazes na secção Highlights.
- Envolva toda a equipa na sua criação; não deixe esta tarefa apenas com uma pessoa: é relevante mostrar a organização a 360º.
- Aposte na variedade, desde pequenos vídeos que explicam como usar um produto, à forma como o mesmo é feito ou utilizado. Como é o vosso dia-a-dia: o que fazem e como o fazem?
- Inclua novos formatos como GIFs animados e realidade aumentada: atraem a atenção e destacam informação.
Lembre-se: avalieo impacto dos diferentes conteúdos. Utilize ferramentas para avaliar as reaçõesaos vários conteúdos: quais os menos e mais eficazes?
Outra ferramenta é a publicidade online. O orçamento para publicidade nas redes sociais tem vindo a subir anualmente (fonte: Hootsuite, 2019). Se vai apostar aqui, convém seguir algumas destas recomendações:
- Compreenda e conheça a sua audiência para a atingir de forma eficaz.
- Defina bem os objetivos e as métricas de sucesso.
- Invista em conteúdo de qualidade (estética, coerência, pertinência e relevância).
- Teste anúncios A>B para focar o seu investimento e recursos nos que funcionam.
- Implemente novos formatos como slidesde fotos ou vídeos.
Outra ferramenta relevante é a conversação em tempo-real e as recomendações são simples:
- Active o Facebookmessenger na sua página de Facebook e adicione essa funcionalidade à sua página (existem diversos plugins disponíveis).
- Instale sistemas de inteligência artificial nos seus canais de comunicação para responder às questões mais frequentes sobre a sua marca ou produtos.
Lembre-se: reduzaas barreiras de comunicação com o consumidor. Crie canais abertos para que avossa relação tenha a maior proximidade possível.
Tem uma loja online? As últimas recomendações são para si:
- Integre a loja com as redes sociais e identifique os seus produtos diretamente.
- Partilhe conteúdos com os produtos em contexto de uso (fotografias, vídeos com realidade aumentada).
- Desenvolva concursos (com critérios de participação bem definidos) para oferta de produtos.
- Incentive os seus consumidores a partilhar conteúdos.
- Promova sessões ao vivo com demonstrações de produto.
Lembre-se: repitaa visualização dos conteúdos com melhor performancede visualização junto do seu alvo principal: o impacto será muito maior.