A sua empresa sabe como antecipar as tendências?

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

 

Para manter uma empresa competitiva, é necessário que exista muito planeamento e boas estratégias. Neste contexto, estar atento às tendências do mercado é essencial para o crescimento empresarial. Nesta era de transformação globalizada, em que os consumidores se revelam mais informados, exigentes e com maior poder de escolha, as empresas precisam de se antecipar às necessidades dos indivíduos.

 

Conhecer bem o mercado de atuação e acompanhar as inovações empresariais é uma das premissas para que uma empresa consiga traçar metas realistas e encontrar meios de se diferenciar e destacar dos seus concorrentes.

De acordo com o autor Michael R. Solomon no seu livro O Comportamento do Consumidor,“o campo do comportamento do consumidor abrange uma ampla área: é o estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam ou dispõem de produtos, serviços, ideias ou experiências, para satisfazerem as suas necessidades ou desejos.”

Ao longo do tempo, têm-se multiplicado as empresas que estudam os comportamentos, os hábitos e as preferências dos consumidores, para que se torne possível a criação de bases de dados úteis a estratégias corporativas.

 

Já ouviu falar do Google Trends? Pode utilizar esta ferramenta para ver quais são as pesquisas populares no Google.

O Trends recolhe os dados das buscas efetuadas em todo o mundo, remove as informações pessoais e categoriza os dados. Desta forma, consegue obter estatísticas acerca das pesquisas em horas, locais e categorias específicos, ver detalhes estatísticos acerca das notícias em destaque, analisar o comportamento de pesquisa nas Histórias populares atualmente e explorar as tendências nas pesquisas do Google e no YouTube.

 

Trend Hunter

Além do Google Trends, o Trend Hunter é a maior e mais popular comunidade de tendências domundo. Marcas como a Coca-Cola, Adidas, Microsoft e NASA utilizam os dados daspesquisas e workshops para análise de tendências de mercado.

O seu fundador e orador convidado do Business Transformation Summit 2019, Jeremy Gutsche, no livro “Exploiting Chaos - 150 Ways to Spark Innovation During Times of Change”, revela quais os passos necessários para encontrar tendências de forma precisa e atempada:

- Passo 1: Reajustar - Antes de começar a procurar novas tendências nos indivíduos não se deve basear em ideias pré-concebidas, mas sim procurar por aquilo que se revela único.

- Passo 2: Caçar - Para encontrar inspiração na procura de tendências, deve concentrar-se nos seus clientes, concorrentes e mercados adjacentes, assim como a cultura pop.

- Passo 3: Agrupar - Reunir todas as ideias e observações em grupos relevantes.

- Passo 4: Reagrupar - Deve reagrupar os grupos já identificados, desbloqueando, assim, os padrões verdadeiramente únicos.

 

Coolhunting

O termo coolhunting, cada vez mais em voga nasgrandes empresas, tem como objetivo principal identificar tendências a partirda observação das pessoas e dos seus comportamentos, principalmenterelacionados ao consumo. Traduzido à letra,significa “caçar tendências”, logo pode-se dizer que é totalmente focado nofuturo, com foco no consumidor e sempre com uma atitude sistemática e constanteda procura da novidade.

Assim, examina-se a presença de tudo aquilo que se revela ‘cool’ na sociedade para fazer vender o seu produto e cativar/manter clientes.

Grandes empresas quevisam a procura e criação de novas tendências, utilizam esta prática através demais entidades como a Science of the Time, Trend Watching, Trend Active, Cool Hunters,Trend Wolves, Future Concept Lab, entre muitas outras.

Hoje em dia as empresas que querem ir ao encontro dosconsumidores devem entender as suas motivações, gostos e aquilo que maisvalorizam. Para tal, a compreensão das tendências atuais ou futuras em cadasociedade é essencial.

Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 16 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados.

Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem.

No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes.

Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.

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