Como transformar conteúdos em vendas!

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

 

Atualmente, é fundamental que todos os negócios estejam presentes na Internet. Atravessamos uma época na qual a assiduidade online quase determina se as empresas realmente existem ou não.

Associado a isto, se ainda não possui uma estratégia de marketing de conteúdo, é provável que esteja a perder oportunidades de venda.

 

Na atual economia digital, a divulgação de conteúdo é a forma mais fácil de chegar aos seus atuais e potenciais clientes. Segundo estudos recentes, 50% das decisões de compra online são influenciadas por marketing de conteúdo.

Esta ferramenta tem por base a produção de conteúdos personalizada e adaptada ao público-alvo. O foco é acompanhar o potencial cliente (lead) durante todo o processo de compra, nomeadamente na fase inicial, caracterizada pela atração natural e espontânea ao website (por exemplo, através de um post de dicas no blog).

Assim, vale a pena sublinhar que o content marketing não é sobre o que a sua empresa faz ou produz, mas sim sobre aquilo que os seus consumidores precisam.

A essência desta estratégia é a apresentação de informação útil, regular e consistente, com a qual o seu persona (figura caracterizante do seu público-alvo) se identifique, permitindo o aumento de vendas e a fidelização do consumidor.

 

Sigas estas sugestões e prepare-se para ver o seu volume de negócios aumentar:

1 - Crie um blog e atualize-o regularmente

Possuir e publicar regularmente num blog associado ao website da empresa é uma peça chave. A publicação de dicas, ideias e reflexões sobre assuntos derivados do tema central do seu negócio é uma forma eficaz de aumentar a receita.

Um blog é, em suma, uma excelente fonte de informação e conteúdo para os seus visitantes, constituindo uma forma dinâmica de cativar e interligar os leitores. Tem a capacidade de criar necessidades nestes e de os converter em clientes.

O segredo está na capacidade de encontrar as palavras certas e adequadas à audiência e ao momento da publicação.

Sugerimos algumas dicas para tornar o seu blog numa estratégia de aumento de vendas:

  • Escolha um bom nome;
  • Aposte no design;
  • Defina concretamente o tema;
  • Seja original e criativo (pense em algo novo: out of the box);
  • Seja consistente no estilo de apresentação;
  • Publique artigos frequentemente.

 

2 - Use as redes sociais para interagir com o público

Se, há uns anos, a partilha nas redes sociais era apenas realizada a nível pessoal e para com os mais próximos, o mesmo já não se verifica atualmente. A tendência de partilha tem vindo a mudar significativamente e os posts públicos aumentaram, quer em relação a conteúdo pessoal como profissional.

O potencial das redes sociais para tornar conteúdo viral, ou seja, para ser partilhado numa base non-stop, pode ajudá-lo na divulgação do seu negócio e, consecutivamente, no aumento das vendas.  

Os consumidores sentem-se mais ligados a um conceito e marca devido às publicações que estas fazem nas redes sociais, criando imediata empatia e afinidade com a empresa. Cative o seu público-alvo publicando:

  • Fotografias atualizadas, com qualidade, dos produtos;
  • Vídeos em direto (Facebook, Instagram e Youtube);
  • InstaStories com sondagens (Instagram);
  • Links diretos para o blog ou para o site da marca.

 

3 - Aproveite os acontecimentos reais para gerar buzz para o seu negócio

Com tanta informação para partilhar e diferentes plataformas online a que pode recorrer, surge a necessidade de criar um calendário editorial. Esta ferramenta permitir-lhe-á ser mais organizado e registar as datas/épocas festivas que o ajudarão a criar conteúdo para a sua empresa.

Sempre que surgir um acontecimento impactante, ou relacionado com o seu negócio, aproveite para fazer uma publicação alusiva nos vários canais de comunicação.

Este tipo de conteúdo é altamente partilhável e cria uma relação de proximidade com o consumidor.

 

4 - Recorra a influencers

Bloggers e figuras públicas, com elevado número de seguidores e likes nas redes sociais, podem contribuir para o crescimento do seu negócio.

Se pretende apresentar um novo produto/serviço ou atingir um maior número de clientes recorra a parcerias com os chamados influencers. Estes têm a capacidade de publicitar o seu negócio aos respetivos seguidores que, para além de serem em grande número, encontram-se mais suscetíveis de serem influenciados pela opinião da pessoa em causa.

Uma das técnicas mais recentemente utilizada por marcas de renome são os códigos promocionais atribuídos aos bloggers/youtubers. Estes publicam uma foto/vídeo do produto apelando à compra online com o seu código de desconto.

Consoante os códigos mais utilizados conseguirá perceber, rapidamente, qual o influencer que tem mais impacto para a sua marca.

Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 16 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados.

Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem.

No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes.

Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.

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