Digital Learning - Garantir a eficácia na aprendizagem digital
Nos últimos meses, fortemente marcados pela crise sanitária mundial, a qual implica uma maior preocupação com distanciamento social e contactos físicos, assistimos a um aumento substancial da procura de soluções digitais de aprendizagem.
Por um lado, a recente experiência com o teletrabalho veio provar que é possível manter níveis de performance e produtividade elevados em contexto remoto, por outro, continuamos a assistir a uma relutância significativa sobre a eficácia da aprendizagem e desenvolvimento de competências em registo remoto.
Está ainda “incrustada” na sociedade a crença de que a presença física e a relação pedagógica com o formador, professor, tutor ou elemento responsável pela dinamização da aprendizagem, é essencial para manter níveis elevados de eficácia no processo de aprendizagem. E este é o mito que é preciso desconstruir. Na Cegoc desenvolvemos desde há muitos anos várias soluções no âmbito do Digital Learning, com um foco acentuado na sua eficácia e na transferência do conhecimento para performance e para resultados de negócio.
Falar em Digital Learning é falar em muito mais do que sessões de formação online, através de plataformas como o Zoom, Adobe Connect, Teams ou outras.
Falar em Digital Learning é, para nós, construir percursos síncronos ou assíncronos, mas que incorporem diversas tipologias de ativos digitais que permitam assegurar todo o potencial de aprendizagem dos formandos. Há muito que adotámos o 70:20:10 como o nosso referencial base de aprendizagem, que implica explorar diferentes modelos e ferramentas de aprendizagem que garantam uma efetiva transferência do “saber” para o “fazer”.
E fazemo-lo tanto em percursos presenciais como percursos digitais. As nossas soluções, 4 REAL (Real, Efficient, Adapted, Learning) e a recente oferta “#UP” são exemplos de como incorporamos o mindset 70:20:10 em percursos digitais. Estes percursos foram concebidos para impulsionar a performance e acelerar o Upskilling das competências em contexto de trabalho. Desenhados para promover a transferência da aprendizagem para o contexto de trabalho e garantir resultados, contemplam diversas atividades on-the-job orientadas por especialistas da CEGOC em colaboração com a Chefia direta dos participantes, e preveem vários momentos de partilha com pares e outros participantes.
Garantir a eficácia da aprendizagem é garantir que são proporcionadas aos participantes diferentes inúmeras experiências digitais, recorrendo a diferentes ativos, que lhes permitam não só obter o conhecimento teórico, como pôr em prática no seu contexto de trabalho as aprendizagens que estão a desenvolver, e conseguir medir o impacto destas aprendizagens na sua performance.
A verdade é que o mundo está a mudar e temos de aprender a mudar com ele, e está na hora de quebrar crenças antigas e limitadoras sobre as formas tradicionais de aprendizagem. Se estamos habituados a encarar a formação como a relação pedagógica que se estabelece entre o formador e os formandos? Talvez sim. Se esta é a única forma que garante a eficácia de um processo de aprendizagem? Claramente, não.
Pensar em Digital Learning é repensar as formas tradicionais de aprendizagem e adaptá-las a um contexto remoto, é explorar as enormes potencialidades proporcionadas pelas mais diversas soluções digitais que temos ao nosso dispor para promover o reskilling e upskilling, é repensar a experiência de aprendizagem para um contexto digital, que de forma alguma nos limita a proporcionar experiências positivas, de forte impacto emocional, relacional e, acima de tudo, de enorme eficácia na produtividade.