Aprendizagem digital personalizada
A ideia de uma aprendizagem adaptada ao indivíduo não é nova. No entanto, a forma como alcançamos a personalização está a mudar.
A aprendizagem digital está em ascensão, e os algoritmos complexos que tornam a personalização possível influenciaram o panorama da aprendizagem em contexto empresarial ao longo das últimas décadas. Hoje em dia, os formandos podem aceder a programas que lhes ensinam o que precisam de saber, em vez de frequentarem cursos standardizados, que lhes ensine competências ou conhecimentos que já têm. Além disto, a inteligência artificial torna os programas de formação relevantes e mantém os formandos motivados.
Num ambiente de sala de formação, é mais difícil alcançar uma aprendizagem personalizada, especialmente numa grande turma com mais de 20 pessoas. Tarefas diferenciadas podem personalizar a aprendizagem até certa medida, mas dependem de um processo complexo que geralmente proporciona resultados mistos.
No entanto, a aprendizagem personalizada continua a ser o Santo Graal para os formadores empresariais. Há um grande desafio que nos acompanha desde sempre: como tornar a formação específica ao indivíduo para que este possa aplicar os conhecimentos adquiridos de uma forma prática e relevante nas funções que desempenha? O coaching é a resposta óbvia, mas é impossível fazer coaching a grandes grupos de pessoas em simultâneo.
Já há algum tempo que a Cegoc tem vindo a refletir sobre este desafio. E encontrámos agora uma solução — um programa personalizado a ser lecionado no mundo digital que faz com que as coisas aconteçam no mundo real!
A solução é #UP 4REAL®
A Coleção de Aquisição de Competências #UP 4REAL® é uma nova iniciativa que mistura e-Learning, coaching e formação no local de trabalho para produzir algo único.
Depois de o formando selecionar o tema — por exemplo, Gestão de Projeto — trazemos pessoas do mundo real para o ajudar a aplicar os conhecimentos adquiridos com sucesso. Em primeiro lugar, um coachon-line dá uma aula virtual abordando os benefícios de quatro tópicos de aprendizagem, os chamados "sprints". De seguida, o formando escolhe os dois sprints mais relevantes, tais como "lidar com pedidos urgentes" e "preparar a reunião do Conselho Diretivo".
Em segundo lugar, o formando é incentivado a encontrar um "parceiro de aprendizagem" (learning buddy) – um colega ou responsável que mantém o formando motivado e oferece ideias sobre como aplicar os conhecimentos adquiridos, e que também serve como testemunha. O parceiro pode sugerir, por exemplo, que o formando crie uma agenda para a reunião do Conselho Diretivo e até mesmo que presida à reunião.
E não é tudo. Espera-se também do formando que mantenha um diário onde registará a sua evolução, mostrando como pôs em prática o que aprendeu e como se sente relativamente ao seu desempenho. O diário comprova que todos os critérios necessários para a certificação formal foram cumpridos.
As interações humanas ao longo do processo são o ingrediente fundamental para tornar a aprendizagem personalizada. Todas as tarefas ocorrem num cenário da vida real, para que não pareçam forçadas e para que o formando tenha a possibilidade de realmente se desafiar a si mesmo.
Poderá ler mais sobre a reflexão que levou à criação da Coleção de Aquisição de Competências #UP 4REAL® no nosso artigo: «The only way is #UP»
A Coleção de Aquisição de Competências #UP 4REAL® permite que os seus colaboradores desenvolvam competências no trabalho, promovendo interações reais com colegas. A formação é personalizada para colmatar eventuais lacunas nas competências, garantindo que cada momento da formação é importante.
Gostaria de saber mais sobre como a nova Coleção de Aquisição de Competências #UP 4REAL® pode ajudar os seus colaboradores a aumentarem as respetivas soft skills? Entre em contacto connosco para mais informações.