Assumir a responsabilidade pessoal e profissional
- O erro é humano, assumir o erro é uma definição de caráter e é das melhores ferramentas para alavancar uma carreira de sucesso, ou uma ideia brilhante, ou uma grande inovação ou resultados estrondosos.
- É como se déssemos o volante da nossa vida a um condutor externo, e nos sentássemos no banco de trás a observar a paisagem.
- A partir do momento em que tomamos consciência das nossas escolhas e assumimos a responsabilidade pelas nossas decisões, passamos a ter mais Autocontrolo, mais Autonomia e conseguimos definir melhor o rumo da nossa vida e o porquê da nossa missão.
Tudo o que temos, vivemos ou somos na vida, é fruto de uma escolha pessoal. Quando fazemos uma escolha acertada, vangloriamo-nos e publicitamos o feito, com regozijo de quem sabe o que faz, de quem domina. Quando acontece o contrário, tentamos procurar o culpado pelas nossas ações e decisões, começando por Deus, pelo Sistema, pelo Professor, pelo Chefe, por alguém da Família, pela Empresa… enfim, tentamos “sacudir a água do nosso capote”!
E isso, parece aliviar a nossa carga emocional associada às repercussões nefastas, das decisões erradas na nossa vida. Mas nunca deixou de ser a nossa decisão e a nossa responsabilidade, que estiveram na base daquele erro.
O erro é humano, assumir o erro é uma definição de caráter e é das melhores ferramentas para alavancar uma carreira de sucesso, ou uma ideia brilhante, ou uma grande inovação ou resultados estrondosos.
Enquanto não assumirmos a responsabilidade pelas consequências das nossas ações e decisões, externalizamos o controlo da nossa vida…
É como se déssemos o volante da nossa vida a um condutor externo, e nos sentássemos no banco de trás a observar a paisagem.
Certo é que a nossa vida não para, e se não formos nós a decidir para onde girar o volante, porque simplesmente optamos por confiar essa missão a outrem, não podemos cobrar ou reclamar sobre o destino final que a nossa rota tomou.
Na incerteza, do caminho a seguir, estamos, constantemente, a suplicar a opinião ou ajuda a terceiros, para avançar de uma forma mais segura. É claro que as condições externas podem influenciar as nossas escolhas e as decisões, mas, é importante ter consciência que ainda assim, foi uma escolha ou decisão nossas que nos levaram a determinada situação, seja ela boa ou má.
A partir do momento em que tomamos consciência das nossas escolhas e assumimos a responsabilidade pelas nossas decisões, passamos a ter mais Autocontrolo, mais Autonomia e conseguimos definir melhor o rumo da nossa vida e o porquê da nossa missão.
Assim que assumir a responsabilidade pelas suas escolhas e decisões e parar de tentar culpar ou responsabilizar o mundo, o vento, o tempo, o que quer que seja, vai agarrar o controlo da sua vida e consequentemente irá criar um mundo de novas oportunidades. Será admirado pela sua determinação e será um LÍDER não só na sua vida como na dos que o rodeiam.
Aceita o desafio de tomar as rédeas da sua vida, errando pelo meio, mas conseguindo traçar um caminho firme, responsável e digno de um grande LÍDER? Sim, claro que sim!
Iniciando uma transformação pessoal, local, mundial e quem sabe, universal… Mas sempre com Responsabilidade Pessoal, Profissional e Ética.