5 dicas para gerir melhor o tempo

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Um dos mais importantes aspetos que nos permite cumprir objetivos, e estar numa situação de equilíbro entre a vida pessoal e profissional, é a capacidade de aproveitar ao máximo o tempo disponível.

A atual rotina de trabalho é, em geral, bastante acelerada, deixando qualquer um com pouca disponibilidade para cuidar de si, ou para passar tempo com quem mais gosta. A melhor forma de lidar com esta situação está relacionada com o nível de produtividade.

 

Neste artigo, apresentamos-lhe 5 dicas para ser mais eficiente no seu trabalho e, assim, adquirir mais tempo livre para se dedicar a questões pessoais.

1 - Priorize tarefas

Não conseguirá ser eficiente na realização de tarefas diárias se não atentar, primeiramente, na sua priorização. No início de cada dia de trabalho, comece por organizar o seu plano de ação, dando primazia àquilo que tem que ser finalizado antes de tudo o resto.

Assim, não correrá o risco de chegar ao final do dia com tarefas importantes por fazer, porque dedicou determinada hora a tratar de algo que poderia ser feito na semana seguinte.

2 - Não adie o começo do que tem para fazer

É provável que, por vezes, lhe custe iniciar determinada tarefa. Em especial, se esta se encontra entre as responsabilidades mais aborrecidas, inerentes ao seu cargo.

A verdade é que tem que a fazer. Logo, o melhor será não procurar desculpas para adiar a sua realização. Dar início de imediato é essencial e, após começar e dedicar o foco na mesma, lhe irá parecer mais simples prosseguir.

3 - Inicie o seu dia cedo

Acordar cedo e dar início às suas tarefas diárias, logo pelo começo da manhã, é um pequeno hábito de sucesso que influenciará positivamente a sua vida.

Tire proveito das primeiras horas de silêncio, após o nascer do sol, durante as quais o seu pensamento está, habitualmente, mais claro e lúcido.

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4 - Mantenha um horário flexível

Por vezes, a nossa rotina habitual é interrompida por algo inesperado: como alguém próximo doente, uma reunião de última hora, uma visita ao escritório inesperada, um atraso em determinada resposta ou outro compromisso, que subitamente interrompe o que programou.

Para uma melhor gestão de tempo, garanta uma certa flexibilidade ao seu horário habitual. Por exemplo, mesmo sabendo que algo tomará uma hora do seu tempo, tenha em mente que, para essa tarefa, deve reservar uma hora e trinta minutos.

5 - Seja prático

Seja realista em relação às tarefas a que se propôs cumprir. Estar constantemente a falhar o cumprimento da sua agenda, vai desmotivá-lo para os dias que se seguem e a sua performance poderá até deteriorar-se.

Assuma uma posição prática, e de bom senso, em relação à organização das suas atividades. Reconheça quando tem que dizer não a determinado projeto, nomeadamente por questões de falta de tempo, e porque outras tarefas evidenciam maior prioridade de realização.

Em suma, pouco interessa quanto tempo disponível se tem durante um dia. O que realmente interessa, no cumprimento de metas diárias, é a forma como gerimos esse mesmo tempo. Tendo como base os pontos referidos neste artigo, siga o sistema de atuação que mais se adequa a si e seja fiel no seu cumprimento.

Escrito por

Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
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