8 sugestões para ser bem-sucedido em teletrabalho

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC
8 sugestões para ser bem-sucedido em teletrabalho

 

Depois de um ano e meio de massificação significativa do teletrabalho, é provável que a maioria de nós tenha já percebido que “estar em teletrabalho” é muito mais do que simplesmente continuar a realizar as mesmas tarefas diárias num sítio diferente. Na verdade, esta nova rotina implica repensar a gestão do tempo e as prioridades, lidar com o distanciamento social, renovar as competências tecnológicas e comportamentais e manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.  

Para superar com sucesso os desafios do teletrabalho, partilhamos consigo estas 8 sugestões: 

1 – Organize o seu espaço de trabalho 

O espaço deve estar bem delimitado (à falta de uma divisão própria, utilize um biombo, por exemplo) ou é bem possível que ao fim de algum tempo comece a sentir-se deprimido! Opte por um local iluminado, evitando ficar de costas para a janela. Utilize mobiliário adaptado, uma boa cadeira e mantenha a secretária livre e organizada.  

2 – Mantenha-se ligado

Interaja frequentemente com os seus colegas através de videochamadas, para que não se percam os sinais não-verbais em contexto remoto, e mantenha o profissionalismo (evite outras janelas abertas em simultâneo, conversas paralelas e assegure-se de que todos são escutados). 

3 – Planeie antecipadamente as suas tarefas principais

Estabeleça prioridades e o tempo de duração de cada tarefa (poderá usar uma Matriz de Prioridades e dividir cada tarefa em microtarefas). Garanta uma margem de segurança para evitar frustrações e invista em ferramentas de gestão de tempo/tarefas – desde aplicações tecnológicas a ferramentas simples, como uma agenda ou lista de tarefas. 

4 – Controle o volume de trabalho e aumente a sua concentração

Defina um objetivo concreto, realizando uma tarefa de cada vez e trabalhando de forma contínua. Evite as interrupções externas (feche o e-mail, desative as notificações e lembre-se que, por vezes, também é preciso dizer “não” com cordialidade). Respeite a sua cronobiologia e prepare o trabalho (e o seu cérebro) no dia anterior. 

Organização eficaz do trabalho

5 – Adote uma atitude positiva

Uma postura positiva permite-lhe ver os acontecimentos de um ponto de vista mais agradável e manter relações harmoniosas com os outros. Descubra e aplique a Análise Transacional para incorporar a atitude + + de forma permanente. 

6 – Concentre-se na sua zona de influência

A situação atual é excecional, inédita e não se resolverá de imediato. Como tal, para fazer avançar os seus projetos, deve concentrar-se na zona de influência mais próxima de si. Explique os objetivos de forma clara, com uma intenção positiva perante o outro. 

7 – Aumente a sua criatividade

A criatividade é uma das soft skills mais procuradas pelas empresas. Promova a sua, observando o mundo ao seu redor e mantendo-se atento. Faça algo novo (curso de culinária, aula de ioga... pois as melhores ideias surgem inesperadamente dos locais onde ainda não procurámos) e desenvolva a sua imaginação para resolver problemas complexos. 

Criatividade e sentido de inovação

8 – Mantenha-se em forma

Para se sentir bem, mesmo em teletrabalho, pratique atividade física, como, por exemplo, relaxamento, alongamento, automassagem ou dança. E dê igualmente importância às necessidades básicas como o humor, o sono e a alimentação. 

Está pronto para encarar esta nova realidade do teletrabalho com dedicação e entusiasmo?  

 

 

*Este artigo foi publicado originalmente na Link to Leaders.


Faça download do white paper “8 sujestões para ser bem-sucedido em teletrabalho” e explore cada uma destas sugestões em profundidade.


Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 16 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados.

Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem.

No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes.

Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.

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