Os 3 C’s da mudança que o Team Building consegue potenciar: competências, comportamentos e coração.
Num processo de transformação cultural de uma organização pretendemos um realinhamento da cultura com a sua visão, missão e valores fundamentais para atingir os seus objetivos estratégicos. Uma transformação cultural é uma mudança que pode ter lugar no todo da organização ou em departamentos e equipas individuais.
Este tipo de processo requer a mudança a 3 níveis:
As pessoas devem primeiro ter a convicção (coração) de mudar o seu comportamento. Depois, têm de compreender o que é a mudança de comportamento (mente) e ter as ferramentas necessárias (competências) para mudar.
Num processo desta natureza, seja por alterações estruturais, seja por processos de fusão e aquisição, o team building funciona como um catalisador para a mudança cultural e como parte de uma estratégia de transformação organizacional, podendo ser uma componente chave da mudança, aproximando as equipas, melhorando as capacidades de comunicação e promovendo a empatia.
Numa ação de team Building conseguimos introduzir, de uma forma dinâmica e motivadora, as mensagens que queremos que as equipas interiorizem, fornecendo ferramentas para a mudança, evidenciando os comportamentos necessários e estimulando à convicção para mudar. Conseguimos tocar as nossas equipas nas competências, na sua mente e no seu coração!
Num ambiente de incerteza, de mudança e até de receio do que possa acontecer, uma ação desta natureza promove o relacionamento interpessoal e uma melhor comunicação entre os membros da equipa. A participação de todos os colaboradores ajuda a alinhar as equipas com os objetivos organizacionais, podendo conduzir a um compreensão partilhada dos pontos fortes e áreas de melhoria para o desempenho global. Num ambiente de informalidade podemos incentivar a diversidade de perspetivas e contribuir para a integração de pontos de vista diferentes e que tragam mais valias para a organização.
De uma forma dinâmica, motivadora e agregadora o team building contribui para termos equipas mais coesas e motivadas e para melhores resultados organizacionais.
Muitas vezes o sucesso está na ação em si e no que fazemos após a mesma acontecer. É importante criarmos mecanismos de continuação da interação criada numa ação de team building, de modo a conseguirmos potenciar o investimento.