8 ideias para melhorar o seu bem-estar pessoal e profissional

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

Saiba que o bem-estar dos colaboradores impacta diretamente os índices de performance e os resultados da organização onde trabalham?

Porque a mudança começa em cada um de nós, melhore o seu bem-estar diário com ajuda destas 8 sugestões: 

Comece o dia de forma eficiente

Planeie o seu dia na véspera, priorizando as demandas mais importantes – assim poderá dividir as tarefas mais complexas em sub-tarefas e reservar o melhor horário as atividades que requerem maior concentração.  Criar um ritual para ler os e-mails e adiar (se possível) as solicitações até ao início da tarde também ajudará a manter o foco e o desempenho! 

Diga não ao stress

Seja realista em vez de perfeito (errar e aceitar os limites é humano); mantenha-se aberto em vez de forte (confie em si e nos outros e peça ajuda); aprenda a gerir o tempo e não apresse as coisas (pense antes de se precipitar); faça sempre o melhor possível, mas sem desgastes desnecessários; e pense também em si em vez de simplesmente agradar os outros (aprenda a dizer “não”). 

Relaxe

Aprenda a regular o seu ritmo cardíaco, melhorar a sua concentração e incrementar o seu desempenho, apostando em exercícios respiratórios, posturas de Ioga ou pausas reenergizantes, que o ajudem a libertar a ansiedade, a fadiga e as sobrecargas emocionais.  

Aprenda a negociar

Seja com membros da sua equipa, outras equipas, parceiros de negócio ou familiares, é importante construir relacionamentos saudáveis, construtivos e duradouros. Identifique os interesses comuns com o seu interlocutor, quais os objetivos, questões e constrangimentos, assim como as soluções win-win possíveis. 

Deixe de procrastinar

Ao deparar-se com tarefas enfadonhas e com pouco valor acrescentado, faça a si próprio a pergunta: “Esta tarefa é mesmo necessária?”. Se sim, dê a si mesmo um prazo para completá-la; verifique se é possível automatizá-la; tente dividi-la em sub-tarefas para facilitar a sua conclusão; e altere a forma de execução para recuperar energia e motivação. 

Melhore a sua comunicação

Defina qual é o seu objetivo de comunicação; quais as necessidades do seu público-alvo e como pode manter a sua atenção. A partir daqui, o mais importante é praticar – tanto a voz como o discurso, sem negligenciar a postura e a linguagem corporal, mesmo à distância. 

Negociação e gestão de conflitos
Ultrapassar conflitos e negociar soluções

Evite os conflitos

Steeve Karpman (autor do conceito “triângulo dramático”) explica como reverter a situação de conflito em 3 etapas: reconheça os factos com clareza e discernimento; mostre ao outro consciência sobre o impacto das suas ações; e comprometa-se a mudar e a prevenir situações futuras de conflito, criando uma espécie de “sistema de alerta”. 

Tenha confiança em si mesmo

Evite desvalorizar-se por não se considerar capaz de realizar aquilo a que nos propõe: aprenda a expressar-se e a resolver os conflitos; interaja sem tensão para gerar colaboração e confiança; valorize as forças das pessoas e equipas em relação aos pontos fracos para promover o desempenho, a produtividade e os resultados. 

Incorpore, pouco a pouco, estas práticas na sua rotina diária e tenha em mente que o bem.estar é um conceito holístico que integra as várias esferas da sua vida - física, emocional, social, intelectual, ocupacional e até espiritual. Cuide do seu “eu” completo… em casa e no trabalho!

Faça download do white paper “8 ideias para melhorar o seu bem-estar no trabalho e na vida pessoal” aqui. Tenha estas ideias sempre à mão e partilhe-as com a sua equipa. 

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Gerir emoções disruptivas em situações de crise
Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 16 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados.

Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem.

No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes.

Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.

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