Como o Coaching Generativo pode ajudar as empresas
O que é o Coaching Generativo, e como pode mudar a forma como as pessoas vivem e trabalham? Se há uma palavra que poderíamos usar para descrever o que é o Coaching Generativo é “criatividade”.
Generatividade é na realidade um tipo especial de criatividade. Muitos tipos de criatividade envolvem essencialmente reorganizar ou melhorar de forma incremental algo que já existe. Generatividade é criatividade na qual se está a fazer algo completamente novo que não existia anteriormente.
- O que é o Coaching Generativo, e como pode mudar a forma como as pessoas vivem e trabalham?
- Ao lidar com empresas como a Appel, Microsoft e outras, quais lhe parecem ser os principais problemas e desafios no que diz respeito às pessoas no mundo corporativo?
- Como é que as organizações podem beneficiar da PNL?
- Quais os fatores-chave para um líder de sucesso?
O que é o Coaching Generativo, e como pode mudar a forma como as pessoas vivem e trabalham?
Se há uma palavra que poderíamos usar para descrever o que é o Coaching Generativo é “criatividade”. Generatividade é na realidade um tipo especial de criatividade. Muitos tipos de criatividade envolvem essencialmente reorganizar ou melhorar de forma incremental algo que já existe. Generatividade é criatividade na qual se está a fazer algo completamente novo que não existia anteriormente.
Há alturas na vida de qualquer sistema, de cada indivíduo, casamento, família, cultura e negócio, em que aquilo que foi feito no passado não vai ajudar a lidar com o que está a acontecer no presente nem a alcançar aquilo que as pessoas querem e precisam para o seu futuro. Situações a precisar de mudança generativa podem incluir crescimento acelerado numa nova área; ou uma crise em que é absolutamente claro que aquilo que funcionou antes já não vai resultar nem levá-lo à fase seguinte; ou numa transição, quando se está entre uma mudança muito profunda em que já não se é o que se era, mas ainda não se está onde se vai estar, e é preciso lidar com muita incerteza, risco e perigo potencial.
Para conseguir gerir estas situações, temos de abordar o processo de mudança de uma nova forma. O Coaching Generativo é sobre isso. O Coaching Generativo providencia um poderoso processo de seis passos através dos quais indivíduos e equipas podem entrar num estado criativo, de alta performance; clarificar a direção desejada de mudança e crescimento; construir um caminho crítico para o futuro desejado; transformar obstáculos e interferências em recursos, implementar práticas que sustentem e aprofundem as mudanças.
Os seis passos do Coaching Generativo são suportados numa variedade de ferramentas e procedimentos que tornam possível a qualquer um criar um futuro melhor. A pergunta crucial que se faz no Coaching Generativo é: “o que é que quer criar na sua vida?”. E depois providencia apoio para que as pessoas encontrem os recursos internos para fazer acontecer.
Ao lidar com empresas como a Appel, Microsoft e outras, quais lhe parecem ser os principais problemas e desafios no que diz respeito às pessoas no mundo corporativo?
É preciso conseguir trabalhar com outros. Não se consegue sozinho; é preciso assumir responsabilidade e prestar contas , mas é essencial que não se tente sobre controlar a situação; é preciso conseguir lidar com circunstâncias desafiantes e em mudança sem as subestimar ou ser demasiado dramático; é preciso inovar quando for preciso para crescer, mas não ficar obcecado com a mudança pela simples mudança.
Como é que as organizações podem beneficiar da PNL?
A PNL é um dos componentes fundamentais aplicado no Coaching Generativo. O PNL é frequentemente referido como a “psicologia do sucesso” e o “estudo da excelência”, porque é baseado em modelação, identificando e estruturando o quão eficientemente as pessoas pensam, comunicam e agem. De facto, a PNL tem sido extensivamente aplicada ao estudo de uma variedade de atividades relacionadas com as empresas e gestão que respondem aos problemas e desafios listados na resposta anterior. Estas aplicações incluem a identificação de estratégias eficazes e ferramentas para comunicação, vendas, negociação, desenvolvimento e treino organizacional, a gestão da inovação e criatividade, seleção e recrutamento e liderança. Estas capacidades e habilidades foram modeladas a partir de líderes eficazes, gestores e equipas de todo o mundo e apoiam as pessoas para comunicarem eficazmente e atingirem objetivos no contexto de trabalho com outras pessoas. Envolve estabelecer rapport, desenvolver capacidades de liderança, fixar resultados e lidar com ambas as dimensões de tarefa e relacionamento, dentro da dinâmica de uma equipa.
As organizações beneficiam destas capacidades numa variedade de formas, incluindo uma liderança mais eficaz, equipas mais alinhadas, competentes e com performance mais elevada e estratégias de gestão da mudança mais eficientes: maior motivação, inovação e resiliência e níveis mais elevados de satisfação de membros da equipa e clientes.
Quais os fatores-chave para um líder de sucesso?
Os fatores-chave necessários para um líder de sucesso envolvem quatro capacidades fundamentais: líderes eficientes são capazes de expressar uma visão, influenciar outros para a ação para se alcançarem resultados, encorajar a cooperação entre a equipa e ser um exemplo.