Saiba como liderar através do coaching
Parte de uma liderança eficiente deve-se ao coaching. Isto é, um líder deve percecionar-se, em grande parte, como um coach, por oposição ao comum líder tradicional, caracterizado como autoritário e inacessível. Neste artigo, perceba como negócios de sucesso alcançam os seus objetivos através de feedback regular e eficiente, comunicação, orientação e suporte.
Mais feedback
Mesmo que, na sua organização, se realizem reuniões periódicas de avaliação de performance individual e de equipa, a forma como estas são conduzidas é determinante para a sua efetividade. Um colaborador não se irá tornar mais produtivo se se sentir rebaixado pelo responsável da equipa. Por outro lado, se este colaborador receber críticas construtivas e fundamentadas, sempre salientando as respetivas contribuições positivas, certamente se sentirá motivado para crescer com a empresa e atingir os objetivos definidos.
Com a chegada da geração Y, ou millenials, ao mercado laboral, o feedback constante tornou-se fundamental em todas as organizações. Feedback positivo e construtivo cria uma cultura de abertura no espaço de trabalho, gerando mais motivação e empenho.
Um determinante fator de motivação para os colaboradores é ainda a sensação de reconhecimento e utilidade, para além do equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Se um membro da equipa demonstra capacidade, empenho e resultados, reconheça a sua performance. Os gestores e líderes de hoje precisam de estar atentos tanto aos incentivos monetários como não monetários. Compreenda que o que retém os melhores colaboradores já não é somente um aumento salarial ou um seguro de saúde, mas sim outros aspetos, como um espírito de equipa caracterizado pelo reconhecimento e por atitude positiva.
Comunicação constrói confiança
A comunicação efetiva constrói relações de confiança e respeito mútuos. Tipicamente, o chefe tradicional perceciona-se como estando numa posição superior e toda a sua postura e tom de voz reforçam essa perceção. Um tom de voz disciplinatório produz uma sensação de reprimenda profunda no colaborador, em especial se ocorrer diante de clientes ou colegas. Tais atitudes são um bom exemplo de como um líder não deve agir se pretende ter como base os fundamentos do coaching e ser bem-sucedido.
Para comunicar com os seus colaboradores, primeiramente tenha a preocupação de os ouvir e de compreender a situação a partir da perspetiva destes. Faça questões e cheguem ambos a uma conclusão sobre o que está errado e como melhorar. Lembre-se que falhar representa uma oportunidade de crescimento. Como um verdadeiro coach, transmita essa mensagem à restante equipa e faça-os perceber que lições de aprendizagem podem retirar de cada erro, quer este seja de carácter individual ou coletivo.
Encoraje a inovação e ousadia
Um bom líder, tal como um especialista em coaching, encoraja a inovação, a aprendizagem constante e a evolução. Garanta que os seus colaboradores estão a utilizar o seu potencial para desenvolver oportunidades de sucesso na empresa. Dê-lhes a oportunidade de tirarem formações, de apresentarem novas ideias e de partilharem soluções.
Ser um líder de sucesso significa desempenhar funções de coaching junto da sua equipa. Providenciar feedback constante, comunicar de forma eficiente, ouvir os seus colaboradores e construir relações de confiança com estes, são importantes ações a ter em consideração no seu percurso de gestor.