O Coaching Executivo segundo Bill Campbell

Consultores Cegoc

O que faz de alguém um grande coach? Esta questão é o cerne do livro acerca de Bill Campbell, um dos impulsionadores no desenvolvimento de algumas das maiores empresas de Sillicon Valley, como a Google, a Apple e a Intuit, sendo que o seu contributo resultou num “trilião” de dólares em valor de mercado!

No livro Trillion Dollar Coach: The Leadership Playbook of Silicon Valley's Bill Campbell, os autores, líderes da Google por mais de uma década, narram a sua experiência em primeira mão com o senhor conhecido como “CoachBill”, reconhecido por construir relações de confiança, impulsionar o crescimento pessoal e inspirar coragem, além da identificação e resolução de tensões que poderiam advir de ambientes em mudança constante.

No livro são explicados os princípiosdo Coach Bill, através de entrevistas com indivíduos que conheceramo mesmo, de forma a evidenciar um plano de ação para todos os líderes com visãode futuro na criação de organizações, cultura e equipas com melhor desempenho. 

Neste artigo vamos explorar um dos aspetos do livro e como o pode aplicar no dia-a-dia da sua empresa.

 

O seu título faz de si um gestor, mas as pessoas fazem de si um líder

Esta é uma das premissas promovida por Bill Campbell: de forma a tornar-se um bom líder, deve ser, primeiro que tudo, um excelente gestor. Promova o respeito, ao invés de o exigir. A prioridade máxima de cada líder é o bem-estar e sucesso das pessoas que gere.

Vejamos o seguinte exemplo: aquando dacriação do projeto “Google Adwords”, a gigante da comunicação implementou uma estratégiaem que não existiam gestores, ou seja, retiraram o intermediário e comunicavamdiretamente com os engenheiros envolvidos no desenvolvimento. Nesse momento,Bill começou a trabalhar com a empresa e, passado algum tempo, que esteaproveitou para identificar os valores e a cultura da organização, indicou queera necessária a inserção de gestores.

A direção não ficou agradada com asugestão. Contudo, decidiram questionar os engenheiros, que assinalaram avontade de ter alguém que os gerisse: queriam alguém com quem pudessem aprendere alguém que resolvesse conflitos e tomasse decisões.

No final de 2002, os managers voltarama ser incorporados na Google. Para Bill, ser um executivo de uma empresa desucesso tem como base a gestão e a criação de excelência operacional. Alémdisso, acreditava que a liderança desenvolvia-se como resultado dessa forma deadministração.

O líder coach
Utilizar as ferramentas do coaching nas suas práticas de liderança

 

Manifesto “It’s the people”

A resposta reside sempre nas pessoas. Billcriou um manifesto enquanto trabalhava na Intuit e partilhava-o frequentementecom os seus coachees

Nele é referida a importância das pessoaspara o crescimento e o sucesso de uma empresa e a importância de conceitos comoo suporte, o respeito e a confiança para um ambiente de trabalho bem-sucedido.

 Partilhamoso mesmo abaixo para que se possa inspirar!

"As pessoas são a base do sucesso de qualquer empresa. O principal trabalho de cada gestor é ajudar as pessoas a serem mais eficientes no seu trabalho e a crescerem e desenvolverem-se. Temos ótimos profissionais que querem fazer o bem, são capazes de fazer grandes coisas e chegam ao trabalho prontas para fazê-las. Grandes pessoas florescem num ambiente que liberta e amplifica essa energia. Os managers criam esse ambiente com base no apoio, respeito e confiança.

Apoio significa fornecer às pessoas as ferramentas,informações, treino e o coaching necessários para o sucesso. Isso significa umesforço contínuo para desenvolver as competências das pessoas. Grandes gestoresajudam as pessoas a destacarem-se e a crescerem.

Respeito significa entender os objetivos de carreira das pessoas e ser sensível com as suas escolhas de vida. Isso significa ajudar as pessoas a atingir essas metas profissionais de uma forma consistente e de acordo com as necessidades da empresa.

Confiança significa libertar as pessoas para fazerem os seus trabalhos e tomarem decisões. Significa saber que as pessoas querem fazer mais e melhor e acreditar que irão fazê-lo."

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Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
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