Organizações 7 estrelas
Como construir uma organização à prova do futuro
Uma leitura obrigatória para empresários e gestores!
A sua organização está preparada para o futuro?
De 5 para 7 estrelas
Vivemos e trabalhamos numa época de concorrência intensa e disruptiva. Assistimos à evolução errática dos mercados e qualquer organização, para se manter relevante e ser bem-sucedida, precisa de se elevar ao patamar seguinte; passar de 5 para 7 estrelas. Este livro permite-lhe:
- perceber como a “comoditização”, “amazonificação” e alterações súbitas provocadas por fenómenos “cisne negro” exigem uma nova forma de estar no mercado.
- planear e executar todos os passos necessários para se poder elevar ao nível 7 Estrelas, distanciando-se da atual concorrência.
- preparar e moldar a sua organização, em tempo útil, para o futuro.
“Se os teus sonhos não te assustam, é porque não são suficientemente grandes.”
- Sir Richard Branson -
“Amazonificação”, “Comoditização” dos mercados e “Cisnes negros”
Muitas organizações estão já a digitalizar o seu modelo de negócio, seguindo o exemplo da Amazon, ou a estabelecer-se como um operador online com serviços de subscrição. Além disso, as empresas copiam cada vez mais as ofertas e inovações umas das outras.
Em consequência, tudo começa a parecer muito semelhante tornando a oferta de mercado cada vez mais indiferenciada. Esta “comoditização” do mercado acontece ao mesmo tempo, que a frequência com que ocorrem novos Cisnes Negros, está a aumentar.
Cada vez mais, acontecimentos inesperados e de grande alcance, como a crise do coronavírus, guerras e outros, afetarão enormemente a cadeia de abastecimento das empresas, em consequência do crescimento da população mundial, da interdependência do comércio internacional, do esgotar dos recursos naturais, das alterações climáticas e da instabilidade política.
“Há sempre espaço no topo.”
- Daniel Webster -
Construa a sua própria organização 7 estrelas
Com um conceito revolucionário de hotelaria, o Burj al Arab no Dubai criou uma categoria única e bem-sucedida no segmento premium-plus. Foi aclamado pela imprensa especializada como o primeiro hotel de 7 estrelas do mundo. Ao fazê-lo, tornou-se uma marca de referência e assegurou uma posição de destaque num setor altamente competitivo com muitos operadores, mas nenhum neste novo segmento.
Se quiser ocupar um lugar no pódio do seu mercado a curto, médio e longo prazo, é essencial que, tal como no caso do Burj al Arab, seja capaz de se distinguir dos concorrentes e tornar-se incomparável. O desafio é criar o seu próprio segmento de mercado e base de clientes únicos;
O exemplo do hotel Burj al Arab, entre muitos outros descritos no livro, ilustram bem como se pode fazer isso seguindo um modelo de negócio assente na estrutura do Modelo Organizações 7-Estrelas e a sua abordagem prática. Esta abordagem funciona tanto no lado premium como no lado discount do mercado, mas não se quiser ficar no meio-termo. Aí não só será vítima de uma espiral descendente de preços, como também sofrerá com a concorrência dos segmentos inferior e superior do mercado.
“A corrida para a excelência não tem linha de chegada.”
- Mohammed bin Rasjid al Maktoem -
Planear e executar etapas imediatamente
O conceito do modelo 7-Estrelas consiste em sete domínios que, em conjunto, formam a base de uma organização 7-Estrelas, preparada para o futuro:
- Liderança inspiradora
- Equipas apaixonadas
- Modelo de negócio agile
- Experiências Marcantes
- Aceleração das vendas
- Execução disciplinada
- Elevada Performance
Cada um destes domínios tem quatro fatores de aceleração. Estes são os drivers que quando acionados, permitem acelerar e consequentemente elevar toda a organização, no domínio relevante, ao nível seguinte. E, assim, tornar-se mais preparado e resiliente para o futuro nessa área.
Ao escolher de forma consciente e fundamentada a quais dos sete domínios e os seus fatores de aceleração quer dar prioridade, vai poder moldar e acelerar sistematicamente a construção da sua própria Organização 7-Estrelas. As nossas metodologias e conclusões baseiam-se na combinação de uma extensa revisão da literatura e de cerca de 30 anos de experiência prática na conceção e implementação de projetos de transformação bem-sucedidos com empresas e organizações em Portugal e na Europa.
O livro “A Organização 7-Estrelas” de Jack Korsten e Ricardo Martins foi publicado.
Livro de capa dura, a cores, 270 páginas | preço: € 35,00
Sobre os autores
Jack Korsten
Jack Korsten é o fundador e proprietário da GrowthPartner. Ele ajuda empresários e líderes empresariais a serem bem-sucedidos hoje, amanhã e depois de amanhã, através da criação de organizações preparadas para o futuro. O seu livro anterior, “The Growth Spiral”, foi nomeado para Livro de Gestão do Ano.
Ricardo Martins
Iniciou a carreira em 1996, no setor do “grande consumo”, tendo liderado projetos de marketing operacional em três continentes. Formado em Economia pela Universidade do Porto, trabalhou como consultor para empresas líderes de diversos setores antes de assumir, em 2016, a Direção Geral da CEGOC, filial portuguesa do Grupo CEGOS – líder internacional na formação e desenvolvimento profissional contínuo. A sua dedicação ao longo dos últimos 25 anos à gestão e liderança de equipas em projetos de transformação organizacional inspirou fortemente o seu contributo na adequação desta obra à realidade portuguesa e dos países lusófonos.