Profissionalizar a Gestão da Formação no Setor do Retalho

08/10/2024
Profissionalizar a Gestão da Formação no Setor do Retalho

No competitivo setor do retalho, as organizações enfrentam desafios complexos, como a elevada dispersão geográfica e a constante evolução das necessidades dos colaboradores. Para garantir a competitividade e o crescimento sustentado, o desenvolvimento contínuo das equipas tornou-se uma prioridade estratégica.

Catarina Alves, Head of Learning Services da Cegoc, partilha neste artigo como a profissionalização da gestão da formação pode ser o fator diferenciador para o sucesso organizacional.

Desenvolvimento contínuo dos colaboradores

As empresas precisam de concentrar-se na criação e expansão dos seus negócios para manter a competitividade e crescer no mercado. No entanto, o sucesso e a sustentabilidade a longo prazo dependem também do desenvolvimento contínuo dos respetivos colaboradores.”, afirma Catarina Alves. Destaca também como a formação contínua não é apenas uma ferramenta de desenvolvimento, mas um pilar essencial para garantir que as equipas possuem as competências necessárias para enfrentar os desafios do mercado e contribuir diretamente para o crescimento organizacional.

Abordagem estruturada

Um dos aspetos mais críticos é a necessidade de uma abordagem estruturada e coordenada. "Ter um Service Manager que assegure que todas as fases do processo, desde o diagnóstico da necessidade ao plano de desenvolvimento da formação, sejam executadas com eficiência, ao coordenar todas as fases e fornecedores, assegurando ao cliente serviços de máxima excelência e, acima de tudo, resultados concretos." A formação não deve ser encarada como um processo isolado, mas como uma estratégia transversal que impacta diretamente os resultados da empresa.

Foco no core business com Gestão Externa de Formação

No setor do retalho, onde as dinâmicas e necessidades são particulares, a externalização da gestão da formação surge como uma solução eficaz. "Externalizar a gestão da formação permite às empresas focarem-se no seu core business, enquanto especialistas externos asseguram a qualidade e eficácia dos programas de formação." Este modelo garante que a formação não só responde às necessidades operacionais como também alinha as competências das equipas com os objetivos estratégicos da empresa.

Quer saber mais sobre como a sua empresa pode profissionalizar a gestão da formação e enfrentar os desafios do mercado com maior eficácia?