Cultura organizacional: o primeiro passo para uma boa RSC

18/07/2024

No atual cenário empresarial, a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) tornou-se um imperativo. Mas como garantir que esta estratégia seja eficaz e genuína? Gonçalo de Salis Amaral, Head of People & Culture Consulting da Cegoc, explica que o segredo está na integração holística da RSC na cultura organizacional.

"Mais do que implementar políticas e executar programas - diria até: antes de o fazer -, importa incorporar os seus valores e princípios em todos os aspectos da cultura organizacional", afirma Gonçalo de Salis Amaral.

Existem, porém, desafios significativos, como a resistência à mudança dos colaboradores e a falta de recursos financeiros. Superar estas barreiras requer ações acertadas e protagonistas à altura.

"Quanto às pessoas que interpretam essas ações, a liderança é absolutamente fulcral. Uma liderança exemplar, que consiga moldar todos os níveis da organização através do comportamento ético e socialmente responsável que mantém.", destaca Gonçalo de Salis Amaral.

Este alinhamento não só aumenta a eficácia das iniciativas de RSC, mas também gera benefícios tangíveis, como uma melhor reputação da marca, maior satisfação dos clientes e um compromisso mais forte dos colaboradores.

"É possível prosseguir uma estratégia de responsabilidade social corporativa (RSC) sem que esta esteja alinhada com a cultura organizacional? Poder, na verdade, pode, mas não seria a mesma coisa.", conclui Gonçalo de Salis Amaral.

Faça o download do artigo completo