Está aqui: Home > Job Stories > Profissões de Recursos Humanos > Human Resources Manager
Human Resources Manager
Nesta página:
O que é um Human Resources Manager?
O Human Resources Manager (HRM), também conhecido como people manager, responsável de recursos humanos, coordenador/ gestor de recursos humanos ou gestor de talento, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos RH nas organizações.
É responsável pela função de RH para uma determinada população (local, filial, região, estabelecimento, etc.), mas a sua missão é transversal, já que atua como ponte entre os colaboradores e a direção, encarregando-se das relações sociais dentro da empresa.
Que função desempenha?
O human resources manager desempenha tarefas muito diversas, que variam de acordo com a dimensão da empresa e o seu setor de atividade. Trabalha diretamente com o diretor de recursos humanos e é o principal responsável pela coordenação, desenvolvimento e gestão de pessoal. Deve, pois, tratar de todas as tarefas administrativas relacionadas com os colaboradores, prever o crescimento das equipas e atuar como consultor – colocando os seus conhecimentos especializados em RH ao serviço do pessoal operacional.
Numa PME, todas as questões relacionadas com recursos humanos estão a cargo do human resources manager. Na ausência de um diretor de RH, trabalha lado a lado com o departamento financeiro ou a direção-geral. Esta função ser-lhe-á atribuída se a organização não tiver uma função de gestão de carreira. Já numa grande empresa, o trabalho do human resources manager tende a ser mais específico.
Quais são as suas tarefas?
O human resources manager é um profissional multitasking: recrutador, formador, gestor, organizador e negociador.
A estratégia de recrutamento
Para que uma organização dê o melhor de si e funcione nas melhores condições, as pessoas são a condição sine qua non para a consecução dos seus objetivos. É aqui que o human resources manager desenvolve uma estratégia de RH para fornecer um capital humano eficiente, eficaz e confiável.
A fase de recrutamento é de extrema importância para qualquer organização. O HRM deve primeiro realizar um diagnóstico para definir as necessidades da empresa, especialmente no que diz respeito aos recursos humanos: criação de postos de trabalho ou substituição de pessoal. Neste contexto, pode efetuar um recrutamento interno ou externo.
- Recrutamento interno
Se necessário, o human resources manager procura perfis potenciais dentro da força de trabalho da organização para preencher um novo posto de trabalho ou um que esteja por preencher. Coloca, assim, em destaque as necessidades operacionais e estratégicas da organização.
Como uma promoção interna é gratificante tanto para o colaborador, como para a empresa, o human resources manager consegue assim minimizar os custos associados ao recrutamento e, ao mesmo tempo, melhorar a imagem da empresa. Desta forma, pode demonstrar que as perspetivas de evolução são, não só possíveis, como reais.
- Recrutamento externo
O human resources manager recorre ao recrutamento externo quando a atividade da empresa regista um forte crescimento que exige mais recursos humanos para manter o desenvolvimento e satisfazer as encomendas dos clientes.
No recrutamento externo, o HRM contrata jovens talentos motivados e qualificados para integrarem a equipa e colaborarem em projetos de recursos humanos. Tem o cuidado de fidelizar estes recrutados de acordo com a política de RH da organização. Este método de recrutamento promove o employer branding junto de pessoas externas, bem como os compromissos da organização no que respeita ao capital humano.
Estratégia de formação
O human resources manager também pode organizar sessões de formação que visem desenvolver as competências e os conhecimentos dos colaboradores da organização. Através destas formações, os colaboradores podem:
- Conhecer os recentes avanços em softwares de processamento, como o software que calcula a remuneração dos funcionários: prémios, salário, relatórios de despesas, subsídios, benefícios em espécie e outros;
- Familiarizar-se com as novas tecnologias aplicadas aos documentos de RH, como a folha de pagamentos, por exemplo, que deve obedecer a normas, especialmente no que diz respeito ao arquivo de informações;
- Evoluir na carreira: o colaborador deve poder assumir novas responsabilidades e, assim, aceder a um novo cargo — vai acabar por se envolver ainda mais no seu trabalho;
- Aumentar a produtividade e competitividade da organização: as novas competências adquiridas pelos colaboradores contribuem para o bom funcionamento da empresa.
Através destas sessões ministradas pelo human resources manager, a empresa mantém-se eficiente e na vanguarda do mercado.
Gestão de ausências
O human resources manager está qualificado para tratar das licenças dos colaboradores e fazer a gestão das ausências (justificadas ou injustificadas). Para realizar estas tarefas, utiliza um cronograma semanal ou mensal, que, em alguns casos, pode ser utilizado para um período mais longo. Os elementos que constam do quadro são os seguintes: redução de tempo de trabalho, licença sabática, licença de formação, licença por doença, licença de maternidade, licença de criação de empresa, licença sem vencimento, ausência sindical ou ausência devido a um evento (casamento do colaborador, morte de um familiar, nascimento).
Organização do tempo de trabalho
O HRM utiliza ferramentas de gestão específicas para controlar regularmente o tempo de trabalho de cada colaborador, a fim de cumprir as obrigações legais. Isto pode afetar: as horas extraordinárias; os tempos de pausa; as horas complementares; e o tempo de trabalho individual efetivo.
Negociação e diálogo social
O human resources manager faz a gestão do diálogo social, tendo o cuidado de combinar os objetivos da empresa com a satisfação dos colaboradores. É a pessoa encarregada de transmitir as informações recolhidas junto dos parceiros sociais (fatores vitais na explicação de projetos) e dos colaboradores à direção-geral. Numa empresa que pratica o diálogo social, atua como negociador.
Que competências são essenciais?
Competências técnicas
O trabalho de um human resources manager é muito transversal, pelo que deve ter flexibilidade suficiente para lidar com todas as áreas da gestão de RH. Além de um conhecimento mais aprofundado das relações sociais e das folhas de pagamento, deve igualmente dominar as questões relacionadas com a organização do trabalho (que podem mudar frequentemente).
O HRM deve possuir cultura financeira e económica a fim de promover um diálogo contínuo com o pessoal operacional e ser credível junto do mesmo. Deve estar confortável com as ferramentas informáticas, em especial o Pack Office e os softwares de RH. No caso de ter de comunicar com outros países, será também necessário ter conhecimentos de língua inglesa.
Competências profissionais
O HRM deve possuir boas competências de comunicação oral e escrita para construir relações de qualidade com interlocutores externos e internos. Deve possuir uma ótima capacidade de escuta, para ter em consideração as expetativas e necessidades do pessoal operacional.
Sendo o ponto de contacto de todos os colaboradores, o human resources manager deve dar prioridade ao contacto humano. Com um sentido apurado dos relacionamentos interpessoais, sabe ouvir atentamente, aconselhar e propor soluções em caso de litígios. No entanto, deve ser firme no estabelecimento da sua autoridade, especialmente quando coordenar reuniões com o pessoal ou com os seus representantes.
Precisão e rigor devem fazer parte do seu vocabulário, uma vez que é responsável por todos os tipos de contratos. Um lapso nas cláusulas pode ser desastroso tanto para o empregador, como para o colaborador.
O human resources manager deve ser discreto e respeitar a confidencialidade dos colaboradores, sem qualquer julgamento. Por último, não se deve “ofender” facilmente, pois é frequentemente incomodado e solicitado. Recorremos ao HRM em todas as questões que afetam direta ou indiretamente a organização.
Qual a formação necessária?
Para se tornar um human resources manager, é recomendada a formação de ensino superior em Gestão de Recursos Humanos, Direito do Trabalho, Sociologia, Ciências Sociais ou Psicologia. Os diplomados de uma Business School com opção ou especialização em Recursos Humanos também são candidatos muito procurados e valorizados.
Existem, no entanto, vários percursos académicos e/ou profissionais que permitem aceder ao cargo de human resources manager e desenvolver/reforçar as suas principais competências.
Quais são as possibilidades de evolução?
Após uma sólida experiência nesta função, um human resources manager pode evoluir para uma posição com âmbito de ação mais específico e complexo. Com muitos anos de experiência, pode também aspirar a uma posição de Direção no Departamento de RH. Pode igualmente evoluir para uma carreira em consultoras especializadas em recrutamento.
Para adquirir ou reforçar competências nesta área, recomendamos os seguintes percursos de aprendizagem: