A reputação online
Entende-se por reputação online a perceção do sentimento que as pessoas expressam online sobre uma empresa, uma marca, uma pessoa, um produto ou um serviço.
QUAIS SÃO OS PASSOS PARA AUMENTAR E MELHORAR A REPUTAÇÃO ONLINE?
- Monitorizar a reputação da marca (brand reputation):online, não se aplica a regra do "falem bem ou mal, o importante é que falem".
- Medir o sentimento da marca (brand sentiment), avaliando as reações a fotografias, vídeos, posts, artigos e comentários publicados.
- Limpar o conteúdo difamatório da Internet, removendo links prejudiciais, para evitar que as críticas se tornem em difamação e se transformem em notícias falsas.
- Criar conteúdo de qualidade para melhorar o posicionamento nos motores de busca, a visibilidade e atrair tráfego direcionado.
- Encorajar comentários positivos, pedindo aos utilizadores, clientes ou fãs que recomendem a página, o serviço, o produto ou que deixem um comentário.
- Recompensar os utilizadores, resolvendo problemas concretos. Uma pessoa ignorada é muito mais perigosa do que uma pessoa que recebe atenção, ainda que mínima.
- Aumentar a presença no Google e nas redes sociais, aumentando a influência na Internet e estimulando a interação do utilizador com o conteúdo produzido. Não basta abrir novos perfis.
- Proteger, motivar e formar os colaboradores, os primeiros que podem falar bem ou mal da empresa. A felicidade destes é um excelente indicador da boa reputação de uma marca.
- Incentivar os que falam bem da empresa, ou seja, os influenciadores (influencer marketing).
- Verificar os concorrentes, o que publicam ou como reagem a críticas positivas e negativas.
Cinco Estratégias Avançadas para a Gestão da Reputação Online
- Construir um plano de gestão de crises para ser capaz de reagir de forma rápida, segura e funcional a uma potencial crise.
- Usar uma ferramenta de monitorização de reputação para saber o que se diz sobre a empresa e, de forma consciente, ajustar os próximos movimentos.
- Tentar eliminar o conteúdo difamatório, um processo que pode durar de entre 24 e 48 horas a seis meses, dependendo do caso específico.
- Tentar eliminar o conteúdo difamatório, um processo que pode durar de entre 24 e 48 horas a seis meses, dependendo do caso específico.
- Obter informações importantes, através dareputation intelligence(informações gerais sobre a reputação),sobre parceiros de negócios ou funcionários com papéis-chave e para descobrir eventuais haters.
- Analisar o risco para a reputação para prever a reação de um utilizador a um novo produto de serviço ou mensagem.