Formação à distância: da revolução à consagração
As novas formas de trabalho, os desafios da gestão híbrida e a transição ecológica prometem acelerar ainda mais a adoção destes novos métodos de formação.
Com o final da pandemia à vista, o ensino à distância tradicional está a ocupar um lugar secundário. Mas o futuro da formação profissional e os nossos métodos de aprendizagem alteraram definitivamente.
Quer sejam híbridos ou 100% à distância, os novos formatos de aprendizagem são preferidos por 53% dos colaboradores.
Estes formatos de aprendizagem foram introduzidos nos atuais programas de formação e já não se limitam a simular a formação em sala, mas procuram aumentar o envolvimento, particularmente através da sua pedagogia. Embora as classes virtuais ainda sejam as mais populares, atualmente muitas ferramentas permitem combinar tecnologia e socialização, distância e interatividade.
De acordo com a procura crescente da força de trabalho, 62% das empresas pretendem avançar para o formato de formação híbrida.
Descubra neste infográfico como a pandemia foi um verdadeiro catalisador da mudança: reforçou a cultura de aprendizagem das organizações; tornou os departamentos de formação e L&D mais estratégicos; e elevou a oferta formativa a um dos critérios mais importantes na hora dos profissionais escolherem um novo empregador.
A formação à distância dá-lhe asas!
Estes novos formatos de aprendizagem à distância também contribuem para que os colaboradores queiram aprender de forma proactiva.
Impactados nos seus projetos de aprendizagem pelas consequências da crise, os profissionais estão mais do que nunca ansiosos por se tornarem atores no seu percurso profissional. Convencidos da sua responsabilidade individual no seu próprio desenvolvimento, 20% destes profissionais consideram agora uma reciclagem profissional e atribuem uma grande importância ao certificado de formação.
Por sua vez, os profissionais dedicados à formação sentem que a sua contribuição se tornou ainda mais estratégica após a crise, constatando especialmente que a cultura de aprendizagem foi reforçada nas suas organizações graças à implantação massiva de soluções à distância.
Após dois anos de experimentação acelerada, a aprendizagem à distância está agora estabelecida! Descubra no nosso infográfico porquê e como a aprendizagem à distância se tornou uma obrigação na formação profissional.