Fantom Tag

Formação - Inteligência Emocional

Compreender e usar o poder das emoções

  • Híbrido (presencial ou online)
  • Essencial
Formação nas nossas instalações
Duração
2 dias (14 horas)

Preço da 1ª inscrição
1.110,00 €  + IVA
2ª inscrição e seguintes, na mesma data
950,00 € + IVA

Referência
1046
Inscreva-se
Formação nas instalações da sua empresa
Duração
2 dias (14 horas)

Preço
3.430,00€ + IVA
Intra empresa -Conheça os detalhes

Referência
1046
Solução adaptada às suas necessidades
Esta solução interessa-Ihe?
Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

A “inteligência emocional” é considerada, hoje, um “ativo fundamental” para que cada pessoa possa entregar excelentes resultados de forma consistente e sustentada e realizar um percurso profissional, e pessoal, de sucesso.

Mas, para tal, é preciso saber agir sobre a cadeia de valor que podem gerar as competências emocionais e fazê-las expandir por toda a organização.

O curso Inteligência Emocional permite-lhe aperfeiçoar a sua Literacia Emocional, a partir de um processo de intervenção estruturado e desenvolvido em exclusivo pela Cegoc para o mercado português.

Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para quem?

  • Todos os profissionais que queiram otimizar a sua capacidade de lidar melhor com as emoções próprias, e dos outros, de modo a que estas possam facilitar, e não interferir, nas atividades quotidianas.

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

A “Literacia Emocional”: Definir a Inteligência Emocional como a interação harmoniosa entre emoção, cognição e sensação

  • A “química das emoções”: elementos para uma leitura compreensiva sobre a fisiologia das emoções.
  • A relação entre o “emocional” e o “racional”: emoções, pensamentos, comportamentos e atitudes.
  • A tipologia das emoções: emoções primárias e secundárias e emoções positivas e negativas.
  • Papel e importância das emoções nos processos de “construção mental da realidade”: o “efeito EEC” (Estímulos Emocionalmente Competentes).
  • Papel e a importância dos circuitos “down-top” e “top-down” (Goleman) na gestão dos estados emocionais.

Desenvolver as Competências Intrapessoais: promover e sustentar o equilíbrio pessoal

  • Autoconhecimento, perceção, avaliação e expressões das próprias emoções.
  • Compreender o modo como os sentimentos influenciam os comportamentos e as atitudes.
  • Fazer uma boa gestão dos sentimentos impulsivos e das emoções deprimentes.
  • Identificar e controlar os seus “piratas emocionais” (emotional highjacking).
  • Desenvolver uma consciência orientadora dos seus valores e objetivos e promover estratégias de Auto motivação.
  • Manter-se resiliente em situações de elevada exposição a fatores de “burnout” (exigências múltiplas, conflitos de prioridades, prescrições paradoxais).
  • Cultivar o otimismo e o humor e permanecer positivo perante as adversidades.

Desenvolver as Competências Interpessoais: estabelecer interações positivas e construtivas com os outros

  • Promover a capacidade para reconhecer e compreender as emoções dos outros.
  • Saber lidar com pessoas e contextos diferentes, através do desenvolvimento da empatia.
  • Aperceber-se das necessidades dos outros (clientes externos, clientes internos, colegas de trabalho, colaboradores, chefias, etc.) através de uma correta leitura das suas pistas emocionais.
  • Tomar partido da própria capacidade de expressar as emoções para aumentar o impacto da sua comunicação com os outros.
  • Assumir-se como exemplo da mudança que gostaria de ver nos outros.

Plano Pessoal de progresso

  • Elaboração de um plano pessoal de progresso para desenvolver as competências emocionais que cada participante considerar como prioritárias.
Objetivos

Objetivos

No final da formação os participantes deverão ser capazes de:

  • Aumentar a sua “literacia emocional”, ou seja, a sua capacidade para conhecer, reconhecer e saber lidar melhor com as suas emoções;
  • Encontrar pistas concretas para promover a sua “autoconsciência emocional” e fortalecer o seu equilíbrio pessoal;
  • Desenvolver a autorregulação e o controlo das emoções, de modo a que possam facilitar, e não prejudicar, a interação e a performance;
  • Reconhecer as “emoções- pirata” e manter o autodomínio nas situações de tensão e de conflito.
  • Saber escutar os outros e gerar relacionamentos produtivos, capitalizando o potencial produtivo das diferenças.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Curso orientado com base na exploração das competências emocionais através de momentos de autorreflexão e exercícios baseados nos modelos da “paragogia ativa” (aprendizagem através dos pares).
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Elaboração de um Plano Pessoal de Progresso que permite fazer o follow up das competências emocionais básicas.

Datas

  • 1.110,00 € + IVA
    Inscreva-se
    11/12/2024, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
    12/12/2024, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)