Fantom Tag

Formação pedagógica inicial de formadores

Desenvolver as suas competências pedagógicas

  • Presencial
  • Essencial
Formação nas nossas instalações
Duração
6 dias (90 horas)

Preço da 1ª inscrição
850,00 €  + IVA
2ª inscrição e seguintes, na mesma data
740,00 € + IVA

Referência
594
Inscreva-se
Formação nas instalações da sua empresa
Duração
6 dias (90 horas)

Sob consulta

Referência
594
Solução adaptada às suas necessidades
Esta solução interessa-Ihe?
Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

Formar formadores é contribuir para a aprendizagem contínua das pessoas e o desenvolvimento das organizações.

A Cegoc orgulha-se de ter um contributo importante no domínio da Formação Pedagógica Inicial e Contínua de Formadores contabilizando, nos últimos 10 anos, cerca de 2500 formandos na área da formação inicial de formadores, distribuídos em cerca de 200 grupos de várias empresas em formato presencial e ou blended.

Tratando-se de um ciclo de formação homologado pelo IEFP, os  participantes, após a ação, com o CERTIFICADO CEGOC DE FORMADOR,  poderão requerer junto  daquela entidade o CERTIFICADO DE COMPETÊNCIAS  PEDAGÓGICAS, requisito fundamental para o exercício da atividade de  formador.

Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para quem

  • Todos os que pretendam obter a Certificação (CCP) para desenvolver e/ou reforçar os seus conhecimentos e competências pedagógicas para realizar projetos de formação para adultos.

Pré-requisitos:

De acordo com a Portaria nº 214/2011 de 30 de maio, associados ao nível de qualificação escolar:

  • deve ter preferencialmente uma qualificação de nível superior;
  • não pode ter qualificações inferiores ao 12º ano de escolaridade.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

O programa do curso é o mencionado no referencial do IEFP para a Certificação de Competências Pedagógicas (CCP).

O curso tem a duração de 90h: 3 sessões presenciais (42h: 2+2+2 dias) e 48h online.

Em todos os módulos haverá uma sessão síncrona, presencial ou online.

Este curso também está homologado na Modalidade Totalmente Presencial.

Módulo 1 - Formador: Sistema, contextos e perfil

Sessão síncrona6h on-line | 4h presencial

1.1 – Formador: Contextos de Intervenção (6h on-line).
1.2 - Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo (4h presencial).

Módulo 2 - Simulação pedagógica inicial

Sessão síncrona10h presencial

2.1 – Preparação e Concretização das Simulações(4h presencial).
2.2 - Análise e Projeto de Melhoria (6h presencial).

Módulo 3 – Recursos didáticos e multimédia

Sessão síncrona10h on-line

3.1 – Exploração de Recursos Didáticos (4h on-line).
3.2 - Construção de Apresentações Multimédia (6h on-line).

Módulo 4 - Plataformas colaborativas e de aprendizagem

Sessão síncrona10h on-line

4.1 – Plataformas: Finalidades e Funcionalidades (4h on-line).
4.2 - Comunidades Virtuais de Aprendizagem (6h on-line).

Módulo 5 – Comunicação e dinamização de grupos em formação

Sessão síncrona6h on-line | 4h presencial

5.1 – Comunicação e Comportamento Relacional (6h on-line).
5.2 - Diversidade no Contexto da Formação (4h presencial).

Módulo 6 – Metodologias e estratégias pedagógicas

Sessão síncrona10h presencial

6.1 – Métodos e Técnicas Pedagógicas (6h presencial).
6.2 - Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada (4h presencial).

Módulo 7 – Operacionalização da formação: do plano à ação

Sessão síncrona10h on-line

7.1 – Competências e Objetivos Operacionais (4h on-line).
7.2 - Desenho do Processo de Formação Aprendizagem (6h on-line).

Módulo 8 – Avaliação da formação e das aprendizagens

Sessão síncrona6h on-line | 4h presencial

8.1 – Avaliação Quantitativa e Qualitativa (6h on-line).
8.2 - Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho (4h presencial).

Módulo 9 – Simulação pedagógica final

Sessão síncrona10h presencial

9.1 – Preparação e Concretização das Simulações (4h presencial).
9.2 - Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica (6h presencial).

Objetivos

Objetivos

Objetivo Global:

  • Adquirir, atualizar e aperfeiçoar as competências pedagógicas transferíveis para a prática no seu papel de formador.

 

Objetivos Específicos:

  • Avaliar o perfil de formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:

1.1 Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;

1.2 Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;

1.3 Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.

  • Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:

2.1 Planificar unidades de formação tendo como base as orientações do plano de formação;

2.2 Formular adequadamente os objetivos pedagógicos orientadores da atividade formativa;

2.3 Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto da formação;

2.4 Desenvolver um dispositivo e avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica;

2.5 Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em função da estratégia pedagógica adotada;

2.6 Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do individuo adulto;

2.7 Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.

  • Refletir sobre os sistemas de formação:

3.1 Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

  • Estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz, de forma a favorecer a aquisição de conhecimentos e competências, desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados ao desempenho profissional.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Ao longo da formação os formandos poderão testar as diferentes modalidades pedagógicas e complementarmente refletir sobre os aspetos teóricos e metodológicos trabalhados.
  • Cada formando elaborará um Plano de Desenvolvimento (a partir do feedback da autoscopia inicial) que orientará a sua progressão ao longo da formação.
  • Cada módulo contemplará atividades práticas: momentos de reflexão individuais e em subgrupos; estudos de caso; jogos pedagógicos e role-plays para treino e desenvolvimento das várias competências. As atividades serão antecedidas de breves exposições de enquadramento e de síntese dos principais aspetos a reter.
  • Os formandos irão construindo um projeto formativo, no âmbito da sua área de competências, que animarão na fase final (simulação final).
Pontos fortes

Pontos fortes

  • OBTER A CERTIFICAÇÃO utilizando apenas 42 horas presenciais, o restante é realizado à distância com uma gestão do tempo pessoal.
  • TREINO E DESENVOLVIMENTO efetivo das competências pedagógicas.
  • ACOMPANHAMENTO PERMANENTE da equipa de tutoria. Equipa de formadores com vasta experiência na área.
  • BOAS REFERÊNCIAS dos clientes que connosco trabalharam.

Datas

    Formação pedagógica inicial de formadores