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Formação - Negociação na compra

Os métodos e técnicas eficazes para negociar com o seu fornecedor

  • Híbrido (presencial ou online)
  • Essencial
Formação nas nossas instalações
Duração
2 dias (14 horas)

Preço da 1ª inscrição
1.070,00 €  + IVA
2ª inscrição e seguintes, na mesma data
910,00 € + IVA

Referência
032
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Formação nas instalações da sua empresa
Duração
2 dias (14 horas)

Preço
3.730,00€ + IVA
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Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

Num ambiente onde os recursos financeiros são valiosos e as margens de lucro podem ser otimizadas através de negociações eficazes, a competência negocial dos compradores permite assegurar preços competitivos, prazos de pagamento favoráveis, condições contratuais interessantes e até mesmo relacionamentos sólidos e acordos exclusivos com fornecedores, sem nunca descurar a qualidade dos produtos e serviços adquiridos.

As plataformas de e-procurement e os sistemas de gestão de fornecedores oferecem novas oportunidades para otimizar e monitorar o processo de negociação: a análise de dados sobre preços de mercado, o histórico de transações e as condições contratuais são apenas algumas das informações facilmente disponíveis e utilizáveis no decorrer do processo de negociação. Porém, se a digitalização e a automação têm vindo a provocar mudanças nas compras e nos seus processos negociais, a capacidade humana de compreender as nuances das negociações, de ler as entrelinhas e de construir relacionamentos são competências dificilmente substituíveis pela tecnologia. 

Como comunicar, resolver conflitos e tomar decisões estratégicas para garantir acordos win-win? Como lidar com negociações de compra difíceis? Como dominar negociações e fechar acordos vantajosos? Estas são algumas das questões a que o curso Negociação na compra visa responder, apoiando os profissionais no desenvolvimento ativo das suas competências negociais.

Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para quem?

  • Compradores e responsáveis por áreas de compras, qualidade, operações, responsáveis pela gestão, e profissionais que, na sua função, efetuem atos de compra.

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Sessão híbrida (2 dias / 12 horas)

Preparar o terreno e dominar o processo de negociação

Compreender a importância da negociação de compras

  • Introdução e principais conceitos.
  • Visão geral da negociação de compras e sua importância no processo de compras.
  • Tipos de negociação e suas caraterísticas.
  • As etapas da negociação de compras.

Preparar a negociação e conhecer os fornecedores

  • Estratégia e objetivos organizacionais que influenciam a negociação.
  • Poder e dependência – a relação com cada fornecedor.
  • Avaliação do MAPAN (Melhor Alternativa Para um Acordo Negociado) e limites.
  • Plano de negociação e objetivos a alcançar.

Conduzir a negociação e criar valor

  • Estilos de negociação.
  • Comunicação efetiva: comunicação verbal e não-verbal.
  • Os desafios e benefícios da negociação à distância.
  • Técnicas e estratégias de negociação.

 

Concluir com sucesso a negociação e preparar-se para o futuro

Repartir ganhos e gerir o poder na negociação

  • O poder na negociação.
  • Construir relacionamentos em negociações.
  • Como identificar e lidar com negociadores difíceis.
  • Como gerir conflitos e alcançar acordos Win-Win.
  • Considerações culturais em compras internacionais.

Fechar o acordo e avaliar a eficácia negocial

  • Reagir a impasses e fazer avançar o processo.
  • Estratégias e técnicas de fecho de negociações.
  • Utilização de cláusulas de penalização e de compensação.
  • O que há para fazer depois de fechar o acordo.

Conhecer as tendências e o futuro da negociação de compras

  • Digitalização e automação da negociação – negociação eletrónica.
  • Tomada de decisão baseada em dados e a inteligência artificial.
  • Responsabilidade social e sustentabilidade.
  • Outras tendências relevantes a considerar.

Identificação dos desenvolvimentos realizados – questionário digital (0h30m)

  • Aferição dos conhecimentos adquiridos e identificação das dificuldades de implementação das aprendizagens em contexto de trabalho.

Classe Virtual (1h30m)

  • Esclarecimento de dúvidas ou questões relacionadas com as temáticas abordadas para facilitar a transferência da aprendizagem para o contexto real de trabalho, reforçando os temas identificados no questionário digital.
  • Simulação de caso(s) prático(s) visando a revisão e consolidação das aprendizagens.
Objetivos

Objetivos

No final da formação os participantes estarão aptos a:

  • identificar a estratégia mais adequada a cada situação negocial específica;
  • preparar uma negociação diferenciadora;
  • saber como fazer uso do poder negocial e retirar vantagens significativas para a organização;
  • concluir negociações eficazmente através das técnicas de fecho da negociação;
  • aplicar boas práticas e enquadrar as tendências no seu contexto.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

Percurso de aprendizagem híbrido, com design pedagógico próprio para integrar todos os participantes, independentemente da modalidade escolhida (presencial ou à distância).

Centrado na melhoria da performance em contexto de trabalho, neste percurso de aprendizagem são combinadas diferentes metodologias ativas (casos práticos e trocas de opiniões e experiências entre os participantes), intercaladas com o processo de formação expositivo, de forma a facilitar a aplicação dos conceitos adquiridos e aferir as práticas a implementar.

Os diferentes exercícios práticos lançados aos participantes, permitem antecipar as barreiras, oportunidades e consequências da mudança, bem como apoiá-los no processo de implementação. A classe virtual após as sessões híbridas visa não só a consolidação de conhecimentos, mas, sobretudo, apoiar e estimular os processos de mudança desencadeados na sequência do percurso de aprendizagem.

Pontos fortes

Pontos fortes

Visão global da importância da negociação de compras e apresentação dos tópicos mais críticos e das tendências mais relevantes.

Modelo de aprendizagem que proporciona a cada participante a possibilidade de caraterizar os seus processos negociais, identificando oportunidades de melhoria e definindo prioridades de ação.

Formação com diversos exemplos, casos, modelos, boas práticas e ferramentas que, em conjunto com a troca de opiniões e experiências dos participantes, se torna fortemente orientada para a melhoria de competências e desempenho, visando sempre uma negociação de compra eficaz e responsável.

Pontos Fortes

Pontos Fortes

  • Abordagem centrada na condução de processos de negociação de sucesso dedicada a compradores.
  • Forte componente prática com a realização de dinâmicas de grupo e simulações de negociação de compra.

Datas

  • 1.070,00 € + IVA
    Inscreva-se
    Sessão Presencial/Online: 03/12 a 04/12/2024, das 09h30 às 17h00 (com 1h30m de almoço)
    Questionário Digital (Online): 05/12 a 13/12/2024
    Classe Virtual (Online): 13/12/2024, das 09h30 às 11h00