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Formação - Programação neurolinguística para líderes transformadores

Certificação Internacional de Practitioner em Programação Neurolinguística para executivos

  • Híbrido (presencial ou online)
  • Performance
Formação nas nossas instalações
Duração
16 dias (138 horas)

Preço da 1ª inscrição
2.200,00 €  + IVA
2ª inscrição e seguintes, na mesma data
2.060,00 € + IVA

Referência
1342
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A Programação Neurolinguística (PNL), quando aplicada no desenvolvimento de líderes, torna-se um instrumento de transformação pessoal e organizacional que impacta positivamente a sua flexibilidade mental, a sua gestão emocional, o trabalho em equipa e o seu relacionamento interpessoal.

Nesta certificação internacional – equiparada ao nível Practitioner em Programação Neurolinguística, os líderes têm acesso aos principais instrumentos e práticas da PNL em sessões de treino ativo em grupo, bem como apoio personalizado através de sessões de mentoria individual que asseguram o seu desenvolvimento psicoprofissional.

Este processo de aprendizagem experiencial permite aos participantes colocar a PNL ao serviço da transformação da sua organização e desenvolver colaboradores/equipas de alta performance enquanto beneficiam, simultaneamente, dos efeitos da sua própria transformação pessoal.

Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para quem?

  • Profissionais que desempenhem papeis de coordenação de equipas (Líderes, gestores, profissionais de RH, consultores, formadores, trabalhadores na área social, professores, profissionais de saúde e do desporto…), bem como todos aqueles que individual e profissionalmente estão empenhados em tornar as suas vidas e dos seus colaboradores mais eficazes e gratificantes, ao mesmo tempo que alavancam resultáveis tangíveis nas suas empresas. 

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Duas sessões online de mentoria individual, em data a acordar e mediante marcação prévia com os dois formadores: após o 1º módulo do programa e em data próxima do final do mesmo.

Formular objetivos de forma que possam ser atingidos

  • Condições fundamentais para atingir objetivos com maior eficiência, quer pessoais, quer departamentais.

Introdução à PNL

  • O que é a PNL, fundamentos, história e origens, bem como os seus âmbitos de aplicação na vida das empresas.
  • Princípios básicos e pressupostos: os Axiomas da PNL que oferecem maior flexibilidade na ação e maior eficácia pessoal e profissional.

Aprender a aprender

  • Os segredos da aprendizagem humana: aprender com eficácia, reduzindo os custos de formação de quem entra.

O modelo de comunicação da PNL

  • Relação entre estímulos, pensamento, emoção e comportamento: como e porque reagimos nós ao que nos acontece no local de trabalho e nos descentra?

Os níveis neurológicos

  • Níveis de comunicação consigo mesmo e com os outros: entender as bases da estrutura de um processo de verdadeira adesão à mudança e suas implicações na motivação de pessoas, na forma de lhes fornecer feedback, de perceber o que as move ou paralisa numa organização.

Sistemas de Representação

  • Os filtros individuais e subjetivos da captação de informação. Como captamos a informação do exterior e, depois, criamos a nossa realidade: porque é que as pessoas têm distintos comportamentos na hora de escolher, fazer, comunicar, avaliar?

Acuidade sensorial

  • Aumento da capacidade de observação da linguagem verbal e não-verbal, sem julgamento, para melhor conhecer as pessoas com quem trabalhamos.

Rapport

  • Criação de relações de confiança e conexão com os outros: gerar pertença e vínculo às equipas e à organização através do alinhamento relacional dos seus elementos.

Submodalidades

  • Os ingredientes do pensamento e o seu papel na forma como cada indivíduo constrói e dá significado a tudo o que (lhe) acontece. Estratégias práticas da mudança destes ingredientes para a obtenção de melhores resultados.

Padrões linguísticos

  • O poder da linguagem verbal na criação de eficácia, produtividade e melhoria do ambiente de uma organização que se quer saudável e coesa.

Meta modelo da linguagem de Virginia Satir

  • Utilização da linguagem na busca de informações muitas vezes distorcidas, omitidas ou vagas na comunicação interna de uma empresa.
  • Colocação de perguntas para gerar tomada de consciência.

Modelo da linguagem Milton

  • Padrões linguísticos para gerar motivação e despoletar a criatividade dentro de um grupo de trabalho.

Metáforas

  • Criação e emprego de metáforas como fator de transformação e crescimento, pessoal e organizacional.

Âncoras

  • Criação rápida de estados emocionais favorecedores de bons resultados, no dia a dia de uma equipa de trabalho.

Apresentações envolventes e carismáticas

  • Como ser um orador de grande impacto em exposições públicas orais, reuniões, apresentação de produtos, serviços, sendo capaz de envolver uma audiência.

Reenquadramento

  • Desbloquear estados emocionais desfavoráveis ao bom desempenho profissional através da busca de novos significados para eventos tidos como desafiadores e negativos.

Posições percetivas

  • Como aumentar a flexibilidade mental, reduzindo o impacto dos conflitos e harmonizando relacionamentos entre pares. Ampliação da informação através da utilização de diferentes pontos de vista na análise de um evento tido como difícil ou disruptivo em contexto laboral.

Estratégias Mentais

  • Compreensão da base da instalação das nossas “receitas” mentais: como podemos mudar padrões de comportamento e experimentar novas “receitas”, que nos permitam obter os resultados que desejamos e contribuem para o crescimento das organizações?

Valores, crenças e convicções

  • Reconhecimento dos motores da motivação pessoal e organizacional: encontrar os botões on-off da ação de quem connosco trabalha.

Linha do Tempo

  • Como instalar objetivos atraentes no futuro? Princípios elementares para a criação de Planos de Ação em metas de médio e logo prazo.

Comunicação com Partes

  • Harmonizar dilemas e incongruências, capazes de produzir autobloqueio e autossabotagem no desempenho profissional.

Metaprogramas mentais:

  • “Programas informativos mentais” e o seu papel na alocação da pessoa certa à função certa. Seleção, recrutamento, delegação e desenvolvimento de pessoas.

Demonstração das Técnicas

Apresentações individuais

Exame | Certificação

Objetivos

Objetivos

No final do percurso de aprendizagem os participantes deverão ser capazes de:

  • Integrar os pressupostos (crenças de excelência) em que a PNL se baseia, no dia a dia, aumentando a flexibilidade mental na análise das circunstâncias, gerando o pensamento criativo no ambiente organizacional.
  • Aplicar os critérios tidos como facilitadores na formulação de objetivos realizáveis, na performance individual e organizacional.
  • Conhecer os elementos da experiência subjetiva: a relação entre a perceção dos acontecimentos externos, o pensamento, o estado emocional, a fisiologia; o papel das convicções e o resultado, em forma de comportamento, nas pessoas que fazem çparte de uma organização.
  • Distinguir os sistemas de representação: visual, auditivo tonal e digital, cinestésico, gustativo e olfativo e saber aplicá-los na comunicação verbal e não-verbal de excelência, desenvolvendo assim melhores relacionamentos no trabalho de equipa.
  • Desenvolver a capacidade de estabelecer rapport verbal e não-verbal eficaz com os diversos interlocutores com os quais nos deparamos nas nossas equipas: calibrar, sincronizar e conduzir, empregando para isso diversos canais como os valores, a escolha de palavras, a postura, os gestos, a voz, o ritmo da respiração, etc.
  • Dominar a estrutura subjetiva das experiências através da transformação das qualidades sensoriais (trabalho com submodalidades), desenvolvendo um papel de líder mais efetivo e influenciador.
  • Vivenciar a associação e dissociação, reviver experiências e dominar a técnica da dissociação, muito útil em momentos emocionalmente desafiadores, desenvolvendo o equilíbrio emocional na gestão de conflitos.
  • Conhecer e dominar a estrutura do pensamento positivo, direcionando-o para resultados em contexto  de trabalho, com vista ao elevar de padrões de ação.
  • Empregar o Modelo Meta da Linguagem na clarificação da informação, melhorando assim de forma muito rápida a qualidade da comunicação interna dentro de uma organização.
  • Utilizar o Modelo Milton da linguagem, usada na envolvência e motivação das equipas de trabalho.
  • Trabalhar com Metáforas, usando como elemento de transformação de comportamentos e padrões indesejáveis dentro de uma organização.
  • Procurar e empregar recursos internos capazes de melhorar o desempenho psicoprofissional.
  • Dominar diversas formas de procurar, ativar e instalar recursos, através da utilização de âncoras, desenvolvendo assim recursos de alta performance na liderança do trabalho na organização.
  • Saber aplicar a ponte para o futuro, tornando mais consistentes e duradouros todos os processos de melhoria pessoal e organizacional.
  • Utilizar o reenquadramento de conteúdo, o reenquadramento de contexto e o reenquadramento de significado, para lidar com situações desafiadoras e stressantes no local de trabalho.
  • Ser capaz de mudar de posição percetiva, ampliando o acesso a informação, melhorando desta forma as abordagens à gestão de conflitos e à negociação de acordos.
  • Reconhecer estratégias internas necessárias para atingir melhores resultados ao nivel do desempenho.
  • Reconhecer os movimentos dos olhos como indicação do sistema de representação em que a pessoa se encontra e do sistema empregue como acesso à informação.
  • Aplicar estratégias de motivação, liderança e autoliderança.
  • Compreender a hierarquia de valores e o impacto que estes têm, quer nos indivíduos, quer nas organizações.
  • Saber trabalhar com as nossas diferentes Partes (sub-personalidades), por forma a encontrar congurência e harmonia nos conflitos internos.
  • Utilizar o “Reenquadramento em 6 passos”, mais especificamente, a busca da motivação inconsciente por detrás do comportamento e a transformação deste mesmo comportamento.
  • Investigar os metaprogramas da PNL e aplicá-los na seleção das pessoas certas a cada tipo de função.
  • Apresentar em público, tendo impacto junto de uma audiência ( reuniões de trabalho, apresentações de produtos ou serviços, etc.) com as técnicas da PNL.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

Métodos ativo, interrogativo, expositivo e demonstrativo, com uma forte componente experiencial, baseada na realidade individual de cada participante. Exercícios de autodiagnóstico, exercícios individuais, em pequenos grupos e em pares. Momentos de partilha e reflexão. Estudo de casos e autoscopias.

Pontos fortes

Pontos fortes

  • Uma Certificação Internacional de Practitioner em PNL disponível na modalidade híbrida: pode ser frequentada presencialmente, o que é altamente aconselhável, ou 100% à distância.
  • Forte componente experiencial que prevê um acompanhamento personalizado e feito à medida de cada interveniente: todos os participantes têm acesso a duas sessões de mentoria individual, o que lhes permite aprofundar o seu desenvolvimento psicoprofissional, esclarecer dúvidas, aprofundar o seu processo de aprendizagem e transformar os conhecimentos adquiridos em práticas quotidianas.
  • Exercícios de autodiagnóstico, trabalhos em pares e dinâmicas feitas em grupo serão constantes em todas as sessões.
  • Um programa que se desenvolve eficazmente no tempo, ao longo de vários meses, com uma cadência regular e mensal de 2 sessões de 8h horas cada, em dias seguidos, ao longo de 8 módulos.
  • Conteúdos validados e certificados pela Associação Portuguesa de Programação Neurolinguística (APPN) e pelo International Association for Neuro-Linguistic Programming (IANLP), uma entidade que regulamenta e certifica a qualidade das certificações desta natureza.
  • Com o Certificado Internacional de Practitioner (Nível 1) obtido no final deste percurso de aprendizagem, poderá ter acesso ao curso para Master Practitioner de PNL (Nível 2).

 

Formadores

Carla Afonso, Master Practitioner e Trainer, Executive & Life Coach em PNL, consteladora sitémica

Formadora e consultora empresarial e organizacional no âmbito das soft skills. Especialista em Coaching e PNL, a ciência e arte para a excelência pessoal e profissional. Ministra Certificações Oficiais em PNL e em Coaching e exerce Consultoria em diversas empresas e organizações.
Master-Practitioner e Trainer com certificado reconhecido pela PNL-Portugal e NTI NLP | Fellow Member Trainer IANLP; Coach IANLP; Consultora em Panorama Social Mental; Consteladora Organizacional e familiar; Licenciada em Jornalismo Internacional| Mestre em Argumento para Cinema.

 

Miguel Ferreira, Advanced Master Practitioner, Trainer e Coach em PNL, Executive & Life Coach

Formador e consultor empresarial no âmbito comportamental, motivacional e vendas. É especialista em Coaching e PNL, a ciência e arte para a excelência pessoal e profissional. Ministra Certificações Oficiais em PNL, sendo o fundador da CHUNKING_UP.PNL - Instituto de Programação Neurolinguística.
Exerce Consultoria em diversas empresas e organizações, bem como em prática individual - o Executive e Life Coaching.
Advanced Master-Practitioner e Trainer com certificado reconhecido pelo PNL-Portugal e NTI NLP; Certificação em Coaching; Consultor com Certificado Internacional em Panorama Social Mental; Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) 22125/2001; Licenciatura em Psicopedagogia | Especializado em Psicologia Clínica e da Saúde.

Datas

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